Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de fevereiro de 2011

MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIZ QUE FALTA GEÓLOGOS ESPECIALIZADOS NO BRASIL


Mercadante aponta falta de geólogos para prevenção de 


desastres


Ministro deu posse a secretários do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Segundo ele, critério para escolha de secretários foi experiência profissional.

Do G1, em Brasília
O ministro Aloizio Mercadante (esq.)  faz exposição durante solenidade de posse de secretáriosO ministro Aloizio Mercadante (esq.) faz exposição
durante solenidade de posse de secretários (Foto:
Elza Fiúza / Agência Brasil)
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta (2), em Brasília, durante solenidade de posse de secretários do ministério, que faltam profissionais especializados para a elaboração de estudos que ajudem na prevenção de desastres naturais no país.
O ministro apresentou imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que retratam a destruição causada pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro.
“O Brasil forma poucos geólogos especializados. Hoje, temos apenas cem. Assim só poderíamos mapear 20 cidades por ano”, disse. Ele apontou a necessidade de investimentos para a formação de mais profissionais dessa área.
Na solenidade, que durou uma hora e meia, Mercadante deu posse a cinco secretários. Segundo ele, o critério adotado para a escolha dos secretários foi unicamente técnico.
 “O currículo de cada um selecionado para esta equipe fala por si mesmo. São todos cientistas de alta competência”, afirmou.
Os secretários anunciados pelo ministro são os seguintes:
- Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis): Marco Antonio de Oliveira, ex- presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
- Secretaria de Política de Informática (Sepin): Virgílio Augusto Fernandes Almeida, professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG
- Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped): Carlos Afonso Nobre, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
- Secretaria Executiva (Sexec): /MCT): Luiz Antonio Rodrigues Elias, mantido no cargo.
- Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec): Ronaldo Mota, mantido no cargo.
COMENTÁRIO DO GEÓLOGO ÁLVARO RODRIGUES DOS SANTOS  -SP

É de desacorçoar...


Pelo amor de Deus, colegas de Brasília. De onde esse ministro está tirando essas besteiras todas que anda falando?
Uma hora é o investimento em radares meteorológicos que vai salvar a Pátria.
Agora, o número cabalístico, são apenas 100 os geólogos para trabalhar em planejamento urbano. Haja Termópilas!!!
Será que agora definitivamente descobriram um culpado pelas tragédias: o geólogo ausente?
Somos alguns milhares, caro Ministro, e que com vários milhares de engenheiros geotécnicos, urbanistas, geógrafos, obviamente com a devida uniformização metodológica, estão perfeitamente capacitados a dar suporte à toda problemática preventiva e corretiva de áreas de risco.

O problema não está aí, Ministro, está em que não estamos sendo ouvidos, somos sistematicamente alijados, ou voto vencido, das decisões públicas em seus mais diversos níveis. Esse é o nó da questão, Sr. Ministro. E enquanto esse nó não for desfeito, com coragem e ousadia política, o mais que vai sefazer é uma maquiagem de nossas triste realidade urbana.



Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos
São Paulo - SP

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br