Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de fevereiro de 2011

OS RIOS DA AMAZÔNIA...."AS ESTRADAS DE ÁGUA" NO NORTE DO BRASIL



Rios funcionam como ‘estradas’ de água na Amazônia



Os rios da Amazônia funcionam como verdadeiras “estradas” de água nos deslocamentos da população do Norte do país. Em língua de índio, por exemplo, igarapé significa “caminho de canoa”.
A comparação com o tipo de estrutura de transporte consolidada no Sudeste do Brasil permite dizer que o navio cargueiro que viaja pelos rios da Amazônia é como o caminhão. Os carros seriam as lanchas e as voadeiras e rabetas a motor, as motocicletas.
O posto de combustível é flutuante nos rios da Amazônia. Um deles, no Rio Negro, em Manaus, tem até loja de conveniência. Eles são necessários para abastecer os motores dos barcos, que são cada vez mais comuns e substituem embarcações a remo ou a vela, agora raras.
“Ninguém usa remo agora, porque a gente só usa rabeta. É mais fácil para viajar e mais rápido”, diz o pescador Enaldo dos Santos. Já Laurimar Leal, diretor do Museu de Santarém, no Pará, lembra com nostalgia dos tempos do barco a remo. “Esse jacumã foi encontrado numa terra caída, do outro lado do Rio Amazonas. O remo está se tornando uma peça de museu”, diz.
A equipe de reportagem viajou por 20 dias pelas “estradas” da Amazônia para observar de perto essas transformações. A viagem foi feita em barcos em que os passageiros dormem em redes. “Se o vizinho do lado começa a roncar, tem que aguentar a viagem todinha. É o bate-bate de rede direto”, brinca o cantor Ricardo Costa.
A viagem é uma descoberta das belezas da Amazônia nas feiras ribeirinhas. “Dourada, surubim, filhote, pacu, bocó, curimatá, tudo quanto é espécie. Até arraia. Eles vão tirar o couro para cortar o filé”, diz o pescador Paulo da Costa Júnior.
Também não pode faltar a iguaria que vem da floresta, o açaí. “Quando sai o suco, é ouro 18. Pode levar que é ouro”, diz o vendedor Raimundo Noronha. O produto representa o ganha-pão de muitas famílias, como a do Seu Santino. “Cada qual tem o seu terreno. Eu tenho o meu, meu irmão tem o dele, tem outro irmão ali tem o dele. Todo mundo vive só do açaí”, diz. (Fonte: Globo Natureza)/AMBIENTE BRASIL

Raios, rios e riscos: estradas de água da Amazônia oferecem perigos

As estradas de rio são belas e também perigosas, como mostra a segunda reportagem especial da série do projeto Globo Natureza.



GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br