Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2011

UMA INICIATIVA QUE VALE A PENA SER COPIADA EM SUA PRAIA


Elogiável iniciativa da equipe de salva-vidas voluntários repassando orientações às crianças na praia de Canasvieiras, Florianópolis, SC. Janeiro de 2011.


Equipe salva vidas em Canasvieiras (SC)


Ana Echevenguá
A praia de Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis-SC está lotada. Ocupação máxima. Dinheiro no bolso para muitos. Sua areia está quase intransitável. Os banhistas juntam-se aos vendedores ambulantes, ao pessoal que aluga cadeira e guarda-sol, ao que aluga equipamentos náuticos... somado a isso, há o esgoto e água residual correndo na areia, incentivando o novo esportedenominado ‘salto sobre esgoto’.
Lembrei agora dos cachorros que ainda não aprenderam a ler ou decifrar as placas indicativas de ‘proibido cachorro na praia’.
Ah! Ontem, recebi a seguinte mensagem: “Alguém reparou nos novos moradores da praia?  Estão entre a Heitor Bittencourt e o Canto das Pedras.   Vi diversas barracas ali no sábado, e ontem novamente.  É permitido acampar na beira da praia?
Também ouvi alguém reclamar que lotearam a praia para o pessoal dos caiaques, dos passeios de lancha com banana boat, etc... estes ocupam uma área considerável do mar; e quem não pratica natação, não percebe.
Mas, no meio dessa confusão – que nos faz rezar pelo fim da temporada de verão – há algo muito positivo.
Refiro-me à equipe de salva-vidas que atua na nossa praia. E que está fazendo um trabalho interessante com várias crianças. Aulinhas instrutivas sobre meio ambiente, saúde, primeiros socorros...http://www.youtube.com/watch?v=3-8GDFchAGY
Segundo Rafael Ruschel, o trabalho com as crianças é bem satisfatório porque elas entendem a importância de preservar a praia, querem aprender sobre saúde e salvamento e sugerem as atividades que gostariam de desenvolver. Muitos gostam de capoeira, futebol, por exemplo...
A maior parte dessa equipe é composta de voluntários – vinculados aoServiço Voluntário de Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina -, conforme Lei 13.880/2006. Recebem tão somente diárias. Em Passo de Torres-SC, a prefeitura doou protetor solar ao grupo que atua em suas praias porque o governo estadual não tinha verba para fornecer esse produto.
Gente, é ou não é emocionante? Todos – crianças e salva-vidas merecem palmas e elogios.   
Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br.
Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br
(48) 91343713 (vivo)
 (48) 96459621 (tim) 
Florianópolis - SC.

Veja o Vídeo da EcoeAção

SOMENTE VAMOS CONSEGUIR FAZER MUDANÇAS, COMEÇANDO COM AS CRIANÇAS, ATRAVÉS DE ATITUDES PROATIVAS, DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL!
PARABÉNS RAFAEL RUSCHEL, EQUIPE DE SALVA VIDAS E ONG ECOEAÇÃO QUE
ESTÁ VALORIZANDO O TRABALHO DESSE PESSOAL!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br