Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de setembro de 2014

GOVERNO DE SP DIZ QUE RESERVATÓRIOS DA CANTAREIRA PODEM ENCHER EM UM ANO

Agência Estado
before

Veja como ficou o sistema Cantareira após o verão seco em SP
Imagens de satélite mostram diminuição do volume de água

after

Cantareira pode encher em um ano, diz governo de SP

Chance de recuperação é de 50%, segundo secretário de Recursos Hídricos

Contrariando estimativas feitas por especialistas e pela própria Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, afirmou nesta quarta-feira (10) que o Sistema Cantareira pode se recuperar completamente em um ano, caso volte a chover dentro da média histórica nos reservatórios a partir de novembro de 2014. Segundo ele, a chance de que isso ocorra é de 50%.
Na última terça-feira (9), o principal manancial paulista atingiu a marca de 10% da capacidade. Restam disponíveis nas cinco represas que compõem o sistema apenas 97,3 bilhões de litros da primeira cota do chamado volume morto. A Sabesp pretende utilizar mais 106 bilhões de litros da reserva profunda dos reservatórios para manter o abastecimento de água na Grande São Paulo até março de 2015 sem decretar racionamento oficial. Após reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Arce mostrou sua estratégia. 
— Se der a média de longo termo (volume médio de cada mês em 84 anos de medição) no Cantareira, e eu continuar tirando o que estou tirando hoje de lá, uns 18 (mil litros por segundo), e mantendo o (programa de) bônus, eu encho o reservatório. No final de novembro de 2015, (o Cantareira) vai estar recuperado. E qual é a chance de dar a média? 50%.
Dados do comitê anticrise do Cantareira mostram, porém, que, desde agosto de 2012, portanto, há dois anos, o manancial não registra uma vazão afluente dentro da média histórica. Em agosto, por exemplo, o volume de água que chegou às represas correspondeu a 29,2% da média. Neste mês, está em 39,2%. Desde janeiro, os índices estão abaixo das piores marcadas já registradas em 84 anos.
Sistema voltou a operar abaixo dos 10% de capacidade neste mêsDaia Oliver/R7
No fim de julho, o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, disse que a recuperação do Cantareira pode levar ao menos três anos.
— Tem de chover no período de verão próximo da média para sobreviver. Em 2003 e 2004, o Cantareira se recuperou em três anos. Portanto, não será uma recuperação anual. Pode ocorrer, mas o homem ainda não controla o clima.
Na última crise de estiagem, há dez anos, o nível do manancial chegou ao que hoje seria 20% da capacidade, sem a necessidade de usar o volume morto.
Segundo Arce, os cálculos anteriores consideravam uma retomada de retirada de água do Cantareira para o período antes da crise em torno de 34 mil litros por segundo para abastecer cerca de 14 milhões de pessoas na Grande São Paulo e na região de Campinas. Neste mês, o manancial tem liberado, em média, 22,2 mil litros por segundo para as duas regiões, sendo 19,1 mil litros por segundo para a Sabesp.
No fim de agosto, a ANA (Agência Nacional de Águas), um dos órgãos gestores do Cantareira, anunciou um acordo com o governo Geraldo Alckmin (PSDB) para reduzir a retirada de água do manancial pela Sabesp para 18,1 mil litros por segundo a partir de 30 de setembro, e para 17,1 mil litros por segundo a partir de 31 de outubro. À época, Arce negou que houvesse acordo.
Na última quarta-feira (10), o secretário não respondeu se a Sabesp vai reduzir mais a captação do Cantareira, que ainda abastece cerca de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
— Estamos fazendo esforços, com obras sendo feitas.
Segundo ele, a estatal deve reduzir 1,5 mil litros por segundo de retirada até outubro, com o remanejamento de água dos sistemas Rio Grande e Guarapiranga para bairros atendidos pelo Cantareira.
Condições dos mananciais
Nesta quinta-feira (11), o Sistema Cantareira chegou aos 9,7%, após queda de 0,1 ponto percentual. O Alto Tietê também recuou 0,1% e chegou aos 14,3%. Já a represa do Guarapiranga foi a que apresentou o maior índice de queda e agora opera com 55,9%, ante o 56,3% da última quarta.
FONTE: http://noticias.r7.com/sao-paulo/cantareira-pode-encher-em-um-ano-diz-governo-de-sp-11092014

VEJA TAMBÉM:

Nível de água do Sistema Cantareira baixa para 9,8%
Nos primeiros dez dias de setembro, o acumulado de chuva atingiu 30,1 milímetros (mm), pouco para evitar que continue baixando o volume de água ...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br