Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de setembro de 2014

PROGRAMA SANEAR É VIVER CAPACITA EDUCADORES DE CAMPO GRANDE SOBRE SANEAMENTO



10 SET 2014

Professores participam de capacitação sobre saneamento


Com palestras e visita monitorada à Águas Guariroba, professores de história da rede municipal de ensino estão participando de uma capacitação sobre saneamento básico por meio do Programa Sanear é Viver. A ação, que começou ontem (9) e acontece também nesta quinta-feira (11), está em sua quarta edição e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é levar informações sobre saneamento, saúde e meio ambiente para os educadores, que recebem o desafio de criar um plano de aula envolvendo o tema.
Para o professor Paulo Ricardo Paulino, a atividade proposta é bastante positiva porque possibilita aos alunos discutirem história relacionando com temas atuais e que fazem parte do dia a dia de todos. “Ao longo da história, podemos observar que as civilizações se desenvolveram próximas aos rios. Então tudo é ligado à água, por isso é tão importante preservarmos este recurso, observando a relação que temos com ela desde o início dos tempos até verificarmos os problemas que algumas cidades já vêm enfrentando, como a escassez”, avaliou.
O gestor de projetos sociais da Águas Guariroba e responsável pelo Programa Sanear é Viver, Willian Carvalho, explica que a ação estimula os professores a desenvolverem ideias que levem o assunto saneamento para os alunos. “Assim, nós fomentamos o debate dentro de sala de aula sobre água tratada, esgoto coletado e tratado e meio ambiente”, destacou.
Nos anos anteriores o foco do programa foram professores de matemática, língua portuguesa e geografia. De 2009 a 2013, 704 profissionais de ensino foram capacitados pelo Sanear é Viver.
Nas palestras, os educadores conheceram mais sobre doenças de veiculação hídrica e como funcionam os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da Capital. Também foram abordados assuntos relacionados à importância das boas práticas em saneamento, uso consciente da água, entre outros temas ligados à saúde e meio ambiente.  
Os professores conheceram o Centro de Controle Operacional, de onde são gerenciados remotamente os sistemas de água e esgoto. Na maior estação de tratamento de água da cidade – ETA Guariroba, eles viram de perto todos os cuidados para garantir que a água que chega à cidade seja potável, dentro das especificações da portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br