Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2014

PROBLEMA DA ÁGUA NÃO SE RESOLVE SOMENTE COM OBRAS DE ALTO CUSTO


Nem só com obras caras se resolve o 


problema da água

Com a queda recorde do volume de abastecimento do sistema Cantareira, a região metropolitana de São Paulo corre o risco de ficar completamente sem água. Algumas previsões chegam a apontar o final do próximo mês como data limite para que a última gota seque.
Em meio ao cenário caótico apresentado, um conjunto de medidas complexas e grandiosas precisa ser adotado para tentar minimizar o impacto para a população.
No entanto, urbanistas enfatizam que não é preciso esperar a iminência de uma crise para que alternativas simples e criativas comecem a ser adotadas. Não só pelo poder público, mas por todos nós.
Desde a reutilização da água em hortas domésticas até o sistema de filtragem portátil que utiliza apenas energia solar, especialistas apresentaram algumas iniciativas de uso racional na água, durante o seminário internacional Arq. Futuro, nesta terça-feira em São Paulo.
De onde vem? Para onde vai? – Para a jornalista e ativista ambiental Cláudia Visoni, não é preciso morar no campo para criar seu próprio sistema de coleta, reaproveitamento e tratamento de água. Iniciativas urbanas do projeto Permacultura mostram que é possível tomar atitudes sustentáveis até em grandes cidades como São Paulo.
“O grande problema da cidade é que toda a água consumida é misturada e despejada em um mesmo lugar. Mas aquela que usamos para lavar as mãos ou a salada, por exemplo, é muito mais fácil de ser tratada e reaproveitada”, afirma.
De acordo com Cláudia, já há iniciativas na cidade que estimulam a coleta de água das chuvas nas casas, por meio de cisternas fáceis de serem instaladas.
Até mesmo o esgoto doméstico pode ser tratado em tanques que fazem a filtragem dos microrganismos por meio de raízes de plantas específicas e quantidades determinadas de areia.
Em média escala, Cláudia citou o exemplo do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP), que implantou sistema piloto para reaproveitar água dos banheiros na irrigação das plantas; e da paulistana Praça Victor Civita, que possui tanque de tratamento de esgoto em seu jardim.
Água limpa em qualquer lugar – Com o tamanho aproximado de uma maleta, o filtro de armazenamento movido à luz solar da empresa sueca Solvatten já tem sido usado em muitas comunidades africanas.
De acordo com a apresentação do gerente de projetos da empresa, Oliwer Wadström, o equipamento já ajudou a salvar várias vidas nas regiões mais pobres, além de poupar o tempo produtivo das famílias que antes sofriam de doenças trazidas pela água contaminada.
O dispositivo distribuído por diversas entidades ao redor do mundo custa 99 dólares a unidade e não precisa de baterias para funcionar.
“O custo é relativamente muito baixo e o equipamento dura sete anos. Na África, algumas organizações subsidiam o valor ao distribuírem em maternidades. Hoje mais crianças morrem por doenças da água contaminada que por aids e malária”, afirma Wadström.
Adaptado à realidade brasileira, o produto poderia ajudar comunidades muito afetadas pela seca, como as regiões mais pobres do sertão nordestino.
Segurança do sistema – Numa escala mais ampla, a falta de proteção e informação da rede de distribuição oficial das cidades também aumenta muito o desperdício. Segundo o engenheiro da empresa Optimale Tecnologia, que trouxe para o Brasil o sistema israelense de monitoramento TaKaDu, 95% dos sistemas operam sem informações em tempo real.
“A rede brasileira funciona como um avião que pilota sem informação da torre”, afirma Cheung. Segundo ele, a falta de informação faz com que problemas como vazamentos demorem muito para serem resolvidos e também facilita os desvios ilegais (gatos).
Ganhador de prêmio do Painel de Mudanças Climáticas da ONU, o serviço oferecido pela empresa processa as informações das companhias e gerencia os dados para evitar falhas. O software é disponibilizado na nuvem, sem a necessidade de servidor local. (Fonte: Exame.com)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br