Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de setembro de 2014

SECA FEZ O RIO PIRACICABA ATINGIR A MENOR VAZÃO NOS ÚLTIMOS 30 ANOS


Vazão cai 82% e Rio Piracicaba tem pior nível em 30 anos






A 



Vazão cai 82% e Rio Piracicaba tem pior nível em 30 anos

Medição realizada nesta terça-feira apontou que volume de água é de 9,45 mil litros por segundo, contra média de 62,88 mil litros

seca fez o Rio Piracicaba atingir sua menor vazão em 30 anos para setembro, com redução de 82%. Neste mês a média é de 62,88 mil litros por segundo, contra 9,45 mil litros -quantidade apontada na manhã desta terça-feira, 16, durante a medição realizada pelo Departamento de Água e Esgoto (DAEE) de Piracicaba (SP).

O rio foi avaliado no trecho em que cruza a área urbana da cidade, próximo ao centro da cidade. A profundidade no local estava abaixo dos 80 centímetros, quase metade do esperado para esta época, quando o rio costuma ter pelo menos um metro e meio de profundidade. Com a seca, o cenário de água deu lugar a muitas pedras e vegetação.

A escassez de água tem causado a morte de peixes, como em fevereiro, quando 20 toneladas apareceram boiando. Depois disso,  outros casos foram registrados, mas em menor quantidade, o mais recente no mês passado. A Cetesb (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tem indicado como causa das mortes a falta de oxigênio na água do rio, cada vez mais raso.

Para mudar esse cenário, especialistas dizem ser preciso algumas medidas, como o combate à sujeira da água, somado à volta da chuva. O rio hoje está com nível de poluição mais de cinco vezes acima do aceitável, por outro lado, a meteorologia prevê que talvez volte a chover na região ainda nesta semana, entretanto, o índice pluviométrico não deve ser muito alto.

Limpeza. Nesta semana um grupo de voluntários percorreu as margens do Rio Piracicaba recolhendo a sujeira. Isso se fez necessário porque com o baixo nível muito lixo começou a aparecer chamando a atenção de moradores e representando risco para a proliferação de doenças.

Nesta semana um grupo de voluntários percorreu as margens do Rio Piracicaba recolhendo a sujeira. Isso se fez necessário porque com o baixo nível muito lixo começou a aparecer chamando a atenção de moradores e representando risco para a proliferação de doenças.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/vaz%C3%A3o-cai-82percent-e-rio-piracicaba-tem-pior-n%C3%ADvel-em-30-anos


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br