Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de setembro de 2014

INSTITUTO EQUIPAV E ROTARY CLUB DE SALTINHOI (SP) PROMOVEM AÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Em parceria com o Rotary Club, 
Instituto Equipav promove ações 
sobre educação ambiental e 
saneamento

Do dia 16 ao dia 18 de setembro, o Instituto Equipav realiza uma série de atividades para conscientizar crianças sobre a preservação da água e a importância do saneamento para o meio ambiente e saúde da população. As ações acontecerão na cidade de Saltinho (SP) em parceria com o Rotary Club, com a Secretaria de Educação do município e com a concessionária Águas do Mirante – empresa responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba (SP).
O projeto chamado “Preserve o Planeta Terra” é uma iniciativa do Rotary Club de Saltinho. As atividades terão início na terça-feira, 16, na escola municipal “Nossa Senhora Aparecida” (Rua Eugênio Furlan, nº 345). Aproximadamente 200 alunos vão acompanhar a palestra “Esgoto não é lixo”, que aborda a correta utilização da rede de esgotamento sanitário, detalhando o que é permitido lançar no esgoto, o que pode prejudicar o funcionamento da rede e os malefícios que o lixo causa ao meio ambiente.
Os alunos também assistirão ao curta-metragem “A Invasão dos Zumbolhas”, uma animação em 2D patrocinada pelo Instituto Equipav. A personagem principal do filme é Marigota, uma jovem gotinha d’água moradora da cidade submersa de Aguápolis, que embarca em uma aventura para salvar a cidade e a população que nela vive – os Gotonautas – da ameaça trazida pelos Zumbolhas, criaturas contaminadas que espalham sujeira e poluição. De maneira divertida, o vídeo busca um diálogo com o público, principalmente com crianças e adolescentes em idade escolar, sobre a necessidade de conservar o meio ambiente e os recursos naturais.
Na sequência, as crianças participam do jogo do saneamento, que consiste em um tabuleiro gigante, no qual as peças são representadas pelas crianças e as casas possuem situações que debatem os hábitos relacionados ao uso da rede coletora de esgoto e dicas de preservação.
Na quarta-feira, 17, é a vez dos alunos da escola “Professor Roque Nevio Fioravante” (Rua Fermiano Rodrigues da Silva, nº 151) participarem das atividades. Nesta unidade, cerca de 300 estudantes serão contemplados.
A programação será encerrada na quinta-feira, 18, com apresentação do teatro infantil “Aventuras no Mundo Encanado”, que acontece no Centro Cultural de Saltinho (Rua José Torrezan, nº 1.535) às 14h, para cerca de 350 crianças. Patrocinada pela concessionária Águas do Mirante, a peça possui linguagem típica regional e, durante a encenação, os atores ressaltam a importância da preservação dos rios e a correta utilização da rede coletora de esgoto.
Com roteiro adaptado pela produtora piracicabana Roma Produções, o espetáculo conta a história de Dona Mirandinha, uma garça muito querida, que está se aprontando para ir a um casamento quando se depara com uma situação nada agradável. Como toda boa garça, ela resolve pescar um peixinho antes de ir ao casamento e, ao entrar no rio, percebe que todas as suas penas estão sujas de óleo. O que antes era branquinho como a neve, ficou sujo e gosmento.
O peixinho Lambarildo aparece para ajudá-la e, junto com outros habitantes do rio, começam a perceber o quanto é importante manter a água limpa e preservar o meio em que vivem. É a partir daí que se desenvolve a história, contada por um caipira pescador. Com muita sabedoria e bom humor, Dona Mirandinha e seus amigos ensinam a dupla Sem Noção e Zé Forgado, além de outros moradores, que rio não é lixeira e que, se todos ajudarem, o mundo vai ficar cada dia melhor e mais saudável.
http://www.aguasdomirante.com.br/2014/09/em-parceria-com-o-rotary-club-instituto-equipav-promove-acoes-sobre-educacao-ambiental-e-saneamento/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br