Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de setembro de 2014

II Caminhada Pró-Parque de Barão Geraldo, SP – domingo, 21.09.2014 – às 10hs30m

21.09- parque_barao_geraldo_caminhada

Moradores e entidades de Barão Geraldo - SP organizam, para domingo (21/9) uma caminhada em prol do Parque de Barão. São 2.300 m de percurso, saindo às 10h30 da Praça do Coco (Rua José Martins 738), continuando por trás da Fazenda Rio das Pedras até a SANASA onde será feito o retorno para a praça. Brincantes das Caixeirosas, com música e bonecos, vão animar as crianças e adultos ao longo do trajeto.

“Queremos um lindo parque, não outro condomínio”, é a palavra de ordem do Movimento Pró-Parque de Barão. Eles defendem a transformação da área – onde hoje é fazenda histórica Rio das Pedras – para que seja transformada em parque público com diretrizes estabelecidas pela própria população local. A área é sete vezes maior que o Parque Portugal ( o “Taquaral”) e tem o maior lago de Campinas, um casarão de 1.100 m2 e outras construções históricas tombadas pelo Condepacc, assim como matas nativas e árvores centenárias, com fauna silvestre. “É a área mais apropriada que temos para parque em Campinas atualmente, pela sua beleza e importância ambiental e histórico-cultural”, diz Manuel Bueno, um dos organizadores da caminhada.

O movimento luta para que a própria população, em audiências públicas, determine o tipo de parque que quer na área. “É um parque já formado, praticamente, com todo o potencial para recreação, cultura e contato com a natureza”, explica Bueno, lembrando que a caminhada marca um importante momento de decisão da Prefeitura, que já sinalizou com a criação de um parque na área, através da publicação no Diário Oficial do Município, constituindo um grupo de estudos técnicos para analisar a viabilidade de proteção dessa e outras áreas de preservação em Barão Geraldo.

O principal impasse é sobre a regularização fundiária da área. Bueno esclarece que “a Prefeitura gostaria de ter todos os recursos financeiros antes de declarar a área de interesse público e criar o parque, mas os governos estadual e federal avisam que não podem dispor desse recurso para algo que ainda não existe oficialmente”. O plano do movimento é discutir as formas viáveis disponíveis para a criação do parque. Para isso, uma audiência pública está sendo organizada, mas ainda sem data confirmada.

21.09- parque_barao_geraldo_caminhada1

II CAMINHADA PRÓ-PARQUE DE BARÃO

Dia 21/9 – 10h30 – Praça do Coco (mapa: http://goo.gl/fQlCCL)

Grupo “Vamos Criar o Parque de Barão Geraldo”: https://www.facebook.com/groups/parquedebarao/

Trajeto: sai da Praça do Coco segue pela Rua José Martins (por trás da Fazenda Rio das Pedras) até a SANASA e VOLTA – Tranquilo, próprio para crianças, idosos e qualquer um que queira participar. 2300 metros, ida e volta.

_____________

fonte: http://www.jornalaltotaquaral.com.br/noticia.php?cod=2509

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br