Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2014

SUBCOMITÊ DO ALTO TIETÊ DISCUTE HOJE A CRISE HÍDRICA DE SP



Rio Tietê está com nível dentro da média para esta época do ano, que varia entre 1m e 1,50m / Foto: Eisner Soares



Subcomitê discute crise hídrica hoje


A crise hídrica no Estado será debatida hoje (11), às 14 horas, em reunião do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê-Cabeceiras (SCBH-ATC), no Sindicato Rural de Mogi das Cruzes. 
Esta é a terceira plenária do Colegiado do SCBH-ATC, gestão 2014/2015, que tem à frente de sua coordenação o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva. Desde o começo do mês, o nível do Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) caiu 1 ponto percentual e passou de 15,4% em 1º de setembro para 14,4% ontem (10), de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Já o Sistema Cantareira, que há quatro meses está usando a sua reserva técnica (volume morto), operou ontem com 9,8%. O índice pluviométrico diário foi nulo, segundo a Sabesp, e no acumulado do mês houve precipitação de 27,3 milímetros (mm). A média histórica para setembro é de 84,5 mm. Por outro lado, o Rio Tietê, de onde o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) retira água para abastecer a Cidade, no ponto de captação da Pedra de Afiar (ECR-2), está com nível dentro da média, que para esta época do ano varia entre 1 metro e 1,5 metro. Com isso, o Semae mantém a produção de 65% da água consumida pelos mogianos, adquirindo os 35% restantes da Sabesp, por meio do reservatório Santa Tereza. De acordo com o Semae, na segunda-feira, a média foi de 1,23m; e na terça e ontem chegou a 1,22m. 
Nesse encontro, segundo o engenheiro civil e sanitarista José Roberto Kachel dos Santos, será discutida uma série de assuntos, além da situação crítica em que se encontram os reservatórios do Spat. 
As barragens que o integram são: Ponte Nova, no Rio Tietê, localizado no limite de Salesópolis e Biritiba Mirim; Jundiaí, no Rio Jundiaí, em Mogi; Taiaçupeba, no Rio Taiaçupeba, na divisa de Mogi e Suzano; Biritiba, no Rio Biritiba, no limite de Biritiba Mirim e Mogi; e Paraitinga, no Rio Paraitinga, em Salesópolis. (Maria Salas)

http://odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/25433-subcomite-discute-crise-hidrica-hoje.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br