Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2014

PROJETO MONITORANDO ITUPARANGA - UMA COMUNIDADE CUIDANDO DOS SEUS CÓRREGOS E RIOS


O PROJETO







O que está acontecendo com a água deste córrego que corta nosso bairro? E com este que passa perto da nossa escola?
Durante quase toda sua história, a humanidade progrediu sem preocupar-se com o caráter finito dos recursos naturais. Matas foram derrubadas, animais extintos, águas foram poluídas. Estas, entre tantas, foram as consequências do uso indiscriminado dos bens que a natureza nos oferece. E a água sempre esteve muito próxima a todo este processo de evolução, estando presente e sendo condição vital para o surgimento e crescimento das civilizações e ocupações humanas, sendo utilizada sem o comprometimento de conservar as suas fontes.
Muitas vezes, nos deparamos com mudanças repentinas na paisagem do nosso bairro, da nossa cidade, e não conseguimos dimensionar o quanto estas mudanças poderão acarretar impactos para os recursos naturais ali existentes.
Mas, as águas dos nossos rios podem refletir estes impactos, e permitem que os problemas sejam identificados e alertam sobre a importância de serem adotadas as medidas necessárias para reverter estas situações que resultam na degradação do meio ambiente.
E é este o objetivo do projeto “Monitoramento participativo da qualidade da água na Sub-Bacia do Alto Sorocaba”, desenvolvido pela ONG SOS Itupararanga, em parceria com a UFSCar/Sorocaba: fornecer uma ferramenta às comunidades locais para a percepção do ambiente pelos atores locais e a avaliação dos fatores que interferem na qualidade dos recursos hídricos da bacia. Utilizando como instrumento o monitoramento da qualidade da água dos principais córregos e rios que abastecem a Represa Itupararanga, será promovida a mobilização, a sensibilização e o engajamento das comunidades para gestão participativa e integrada da bacia hidrográfica da represa.  http://monitorandoitupararanga.com.br/site/
Itupararanga é um nome de origem tupi-guarani, que significa Salto Barulhento.
FOTOS MONITORAMENTO

REPRESA ITUPARARANGA

RIOS QUE FORMAM A REPRESA
  • Rio Sorocabuçu: Nasce em Ibiúna, na região onde se localiza o Bairro Verava, percorre outros bairros e deságua na Represa Itupararanga. É responsável pelo abastecimento do município de Ibiúna.
  • Rio Sorocamirim: Suas nascentes se localizam nos municípios de Ibiúna e Cotia; recebe as águas dos córregos e rios de Vargem Grande Paulista e São Roque, e deságua no Rio Sorocabuçu. É responsável pelo abastecimento do município de São Roque.
  • Rio Una: Nasce em Ibiúna, na região onde se localiza o Bairro do Salto, percorre vários bairros, chega ao centro, próximo a Rodoviária, e deságua no Rio Sorocabuçu.
  • Rio Sorocaba: Formado pelos Rios Sorocamirim e Sorocabuçu.













BLOG SOS RIOS DO BRASIL

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br