Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de setembro de 2014

AMPARO (SP) PODERÁ PARTICIPAR DO PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA DA ANA

 Imagem inline 1
Secretário esteve em Brasília com diretores e superintendentes da ANA


Amparo poderá contar com programa que 
estimula a produção de água


O Secretário de Governo e Planejamento de Amparo, Carlos Roberto Piffer Filho esteve reunido com técnicos na sede da ANA - Agência Nacional de Água, em Brasília/DF. Na ocasião, o representante do Executivo amparense esteve com o Gerente de Uso Sustentável da Água e Solo, Devanir Garcia dos Santos e com o especialista em recursos hídricos Rossini Sena, ambos da Superintendência de Implementação de Programas e Projetos da ANA, que passaram as diretrizes para a implantação do programa que permitirá o PSA - Pagamento por Serviços Ambientais à produtores rurais do município de Amparo que aderirem ao projeto.

Desenvolvido pela ANA, o Programa Produtor de Água tem como foco o estímulo à política de pagamento por serviços ambientais voltada à proteção hídrica no Brasil. Para tanto, o Programa apoia projetos que visem à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade e a regularização da oferta de água.

Esses projetos são realizados, em sistema de parceria, por instituições públicas, privadas e/ou do terceiro setor. Eles devem englobar a área de uma bacia e ser voltados a produtores rurais que se proponham a adotar práticas conservacionistas em suas propriedades com vistas à conservação de solo e água. Uma vez que os benefícios dessas práticas ultrapassam as fronteiras das propriedades rurais e chegam aos demais usuários da bacia, os projetos devem empregar a estratégia de remunerar os produtores participantes.

Para alcançar seus objetivos, o Programa presta apoio técnico e financeiro à montagem dos arranjos de pagamento por serviços ambientais e para a execução das ações de conservação de solo e água nos diversos projetos existentes.

O programa deverá iniciar na microbacia à montante da captação de água do rio Camanducaia que abastece o município de Amparo e sua implantação está prevista para o ano que vem assim que os estudos estiverem concluídos, o programa que será implantado pela Prefeitura pretende envolver diversos setores como o SAAE, CATI, Sindicato Rural, iniciativa privada, e ONGs.

Moisés de Camargo
Jornalista l MTB 62186 SP
Departamento de Comunicação Social


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br