Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de setembro de 2014

EM FASE DE TESTES TRECHOS DO CANAL DO VELHO CHICO




Obra de Integração do Rio São Francisco está em fase de testes 

Na fase de pré-operação, trechos do canal recebem água nos dois eixos.
Trechos com água são curtos e ainda não abastecem a população.


Juliane PeixinhoDo G1 Petrolina
Em Cabrobó, no Sertão pernambucano, onde está localizado um trecho da obra do eixo Leste da obra de integração do Rio São Francisco, está sendo realizado um teste e já é possível ver a água do rio nos canais de aproximação. O trecho que recebe água ainda é pequeno, chega até as primeiras estações de bombeamento de cada eixo do projeto e é considerada a primeira etapa de pré-operação. Como a obra nestes locais ainda não foi concluída, a água não pode passar pelo processo de elevação e seguir pelos canais que irão abastecer as áreas de sequeiro. Quem depende do abastecimento ainda terá que esperar.
 O Ministério da Integração Nacional está realizando um monitoramento para fazer os ajustes necessários para melhorar desempenho dos canais do projeto de integração, mas a água do Rio São Francisco ainda não chega a abastecer nenhuma comunidade.
O projeto de integração do Rio São Francisco possui seis estações elevatórias no Eixo Leste e três no Eixo Norte, estruturas responsáveis por levar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. No Eixo Leste, serão cerca de 300 metros, do nível médio do reservatório Itaparica, localizado entre os estados de Pernambuco e Bahia, até o ponto mais alto do canal, em uma altura equivalente a um edifício de 100 andares.
Segundo o Ministério da Integração, até o final deste ano, a Meta 1 Leste já deve estar em pré-operação. E em junho de 2015, as obras até o reservatório Jati (CE) no Eixo Norte, e até o reservatório Moxotó (PE) no Eixo Leste, que totalizam quase 300 km, também devem estar concluídas.
O projeto, que possui 477 quilômetros de extensão, apresenta 62,4% de execução física, conforme relatório divulgado em julho deste ano. A expectativa é que até dezembro de 2015, as obras deverão ser concluídas em sua totalidade. O objetivo da transposição é garantir o fornecimento de água em municípios atingidos com a estiagem no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e em Pernambuco, beneficiando cerca de 11,6 milhões pessoas.
http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/09/agua-ja-percorre-trecho-na-obra-de-integracao-do-rio-em-cabrobo-pe.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br