Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2014

RIBEIRINHOS DO RIO PARAGUAI RESISTEM À CHEIA, ISOLAMENTO E ATAQUES DE ONÇAS FAMINTAS

Comunidades ribeirinhas da Serra do Amolar convivem agora com a presença das temidas onças-pintadas
Comunidades ribeirinhas da Serra do Amolar convivem agora com a presença das temidas 
onças-pintadas 

(Foto: Sílvio Andrade/Correio do Estado)

Ribeirinhos resistem à cheia, isolamento e ataques de onça

Com área ainda parcialmente alagado, a onça busca suas presas nos campos abertos

A presença cada vez mais constante da onça-pintada nas áreas altas as quais margeiam o Rio Paraguai e as baías que circundam a Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, tem tirado o sono das comunidades tradicionais que ali vivem da pesca, do turismo e do pequeno criatório de bovinos e caprinos. A lenta vazão da última cheia na planície aumentou o risco de ataques, em razão da escassez de alimentos.
Com o Pantanal ainda parcialmente alagado, a onça busca, com maior frequência, suas presas nos campos abertos e secos e é atraída pelos animais domésticos criados pelos ribeirinhos. Contudo, o felino entra em conflito o ano todo com os grandes fazendeiros, ao matar seu gado em qualquer circunstância – cheia ou seca. O animal não se intimida com as cercas elétricas instaladas em algumas propriedades.
Dona Jacira Francisca, 69 anos, ficou frente a frente com uma pintada ao sair a pé, acompanhada dos cachorros, para buscar graveto na mata próximo a sua casa. Ela vive com o marido, Onésimo Toledo, 70, em uma propriedade de 572 hectares na entrada da Baía do Bonfim, região isolada e espremida por duas reservas ambientais – Santa Teresa e Eliezer Batista – e pela fronteira desguarnecida com a Bolívia. 
A reportagem, de Sílvio Andrade, está na edição de hoje (17) do jornal Correio do Estado.
http://www.correiodoestado.com.br/cidades/ribeirinhos-resistem-a-cheia-isolamento-e-ataques-de-onca/227411/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br