Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2014

FAMÍLIA SCHURMANN INICIA NESTA DATA A EXPEDIÇÃO ORIENTE, RUMA À CHINA




21/09/2014 16h02 

Família Schurmann se despede de SC e inicia expedição à China

'Expedição Oriente' é a terceira volta ao mundo da família catarinense.
No trajeto, eles devem passar por 55 lugares de cinco continentes.


Antes das 16h, família já estava navegando (Foto: Divulgação)
Integrantes se despediram de amigos em Itajaí (Foto: Divulgação)Integrantes se despediram de amigos em Itajaí
(Foto: Divulgação)


A Família Schurmann embarcou na tarde deste domingo (21) para a 'Expedição Oriente', sua terceira volta ao mundo a bordo de um barco. Desta vez, os 13 integrantes vão passar dois anos e três meses em alto-mar a bordo veleiro 'Kat' com destino à China. A família deve percorrer o mesmo trajeto contado no livro '1421: O ano em que a China descobriu o mundo', do inglês Gavin Menzies.
Família partiu para expedição Rumo ao Oriente (Foto: Divulgação)Família partiu para expedição Rumo ao Oriente
(Foto: Divulgação)
Os preparativos para a partida começaram por volta das 15h e antes das 16h, após as despedidas, a família já estava navegando. Liderada pelo capitão catarinense Vilfredo Schurmann, agora já avó de Emmanuel, a família parte para a terceira volta ao mundo completa.
Com 30 anos de navegação, eles foram os primeiros brasileiros a realizar a circunavegação da terra. Neste novo trajeto, eles devem passar por 55 lugares de cinco continentes. A família cruzará os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico até o retorno, que está previsto para 22 de dezembro de 2016. A data pode sofrer alterações dependendo das condições marítimas.
Barco da expedição
O veleiro 'Kat' é composto por aço carbono e inoxidável. A estrtutura de 40 pés - 23,9 metros -, levou cinco anos para ser planejada, entre pesquisa e preparação do barco. A embarcação agrega alta tecnologia e tem soluções sustentáveis de reaproveitamento de resíduos e geração de energia.
A embarcação foi batizada 'Kat' em homenagem a filha de mesmo nome, adotada na Nova Zelândia pelo casal e que faleceu aos 13 anos em 2006, portadora do vírus HIV.  Nas paradas previstas, os velejadores compartilharão sua experiência e desenvolverão projetos educacionais, como já fizeram nas outras duas expedições de 1984 e 1997.
Em tempo real, o público poderá acompanhar onde o grupo está através do site especial feito para a expedição.  "Uma equipe dos Estados Unidos instalou nesta quinta os cabos e antenas de transmissão. Teremos tecnologia de banda larga para mostrar nossa aventura', diz Vilfredo.
O veleiro começou a ser construído por um estaleiro de Itajaí, em julho de 2012. De acordo com o construtor Jeison Coninck dos Santos, o principal diferencial é a quilha retrátil. “Ela é hidráulica. Tem um pêndulo que ajuda a dar maior sustentação. É uma peça móvel que fica no meio do barco e serve pra dar estabilidade, porque a embarcação possui dois mastros altos”, detalha. Além disso, Santos comenta que a embarcação é estruturalmente bem reforçada.
O veleiro começou a ser construído por um estaleiro de Itajaí, em julho de 2012. De acordo com o construtor Jeison Coninck dos Santos, o principal diferencial é a quilha retrátil. “Ela é hidráulica. Tem um pêndulo que ajuda a dar maior sustentação. É uma peça móvel que fica no meio do barco e serve pra dar estabilidade, porque a embarcação possui dois mastros altos”, detalha. Além disso, Santos comenta que a embarcação é estruturalmente bem reforçada.
“Tudo o que levaremos foi produzido no Brasil. Eu viajei do Rio de Janeiro a Buenos Aires e o local que escolhemos para desenvolver o barco foi Itajaí”, finaliza o capitão.
Veleiro sustentável
Para garantir a energia da embarcação, os Schurmann apostaram em várias alternativas de geração. Eles aproveitaram a água, os ventos e até a energia dos tripulantes para fazer a luz surgir. “Teremos duas bicicletas ergométricas que serão utilizadas pela tripulação. Elas irão converter o esforço em energia que ficará armazenada em baterias”, explica o capitão.
Veleiro Kat está em fase final de construção (Foto: Família Schurmann/Divulgação)Veleiro tem 40 pés
(Foto: Família Schurmann/Divulgação)
Todos os resíduos recicláveis serão compactados no barco. O que for orgânico também será prensado em blocos. Depois de alguns dias, eles serão transformados em adubo, que irá ajudar a fortalecer as plantas da horta que será cultivada dentro do veleiro. “Todas estas tecnologias fizeram com que o barco este ano fosse maior”, complementa o capitão.
O barco também terá sensores que coletarão amostras de água em todos os lugares que a família passar. "Ele transmitirá as informações em tempo real para pesquisadores da USP”, comenta o capitão Vilfredo. Segundo ele, esta é uma pesquisa diferenciada que ajudará a avaliar a qualidade dos oceanos.
Em cada porto, a família vai falar de sustentabilidade. “Além do projeto que ensina matemática com base nos conceitos da vela, nós vamos entregar os blocos compactados e disseminar a ideia da reciclagem”, explica Vilfred Schurmann.  GLOBO.COM - G1 - RBS TV
COMO FIZEMOS NAS OUTRAS VIAGENS DE VOLTA AO MUNDO, VAMOS ACOMPANHAR A FAMÍLIA SCHURMANN  NESTA SUA TERCEIRA VOLTA AO MUNDO E DIVULGAR NO BLOG!
VEJA O VÍDEO-TRAILER: 
https://www.youtube.com/watch?v=UkKiDBBMF2I

VISITE E ACOMPANHE A EXPEDIÇÃO:
site especial feito para a expedição
vídeos da Expedição Oriente
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br