Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2014

RIO TIETÊ FOI SOBREVOADO EM TODA EXTENSÃO PELO PILOTO LU MARINI E SEU PARAMOTOR


Expedição teve início no dia 20 de agosto. Foto: Leandro SaadiExpedição teve início no dia 20 de agosto. Foto: Leandro Saadi

Piloto de paramotor sobrevoa toda a extensão do rio Tietê

Lu Marini conclui expedição que saiu do caos e poluição e chegou a um rio limpo

O piloto de aventura Lu Marini concluiu no dia sete de setembro na cidade de Itapura, interior de São Paulo, a missão de sobrevoar com paramotor toda a extensão do rio Tietê, totalizando mais de 1.100 quilômetros.
Durante a expedição “Rastreando o Rio Tietê”, que teve início no dia 20 de agosto na cidade de Salesópolis onde nasce o Tietê, o piloto passou por 62 municípios e registrou imagens inéditas da situação atual do rio mais poluído do Brasil, que passa pela maior seca dos últimos setenta anos.
Problema da seca atinge o rio Tietê. Foto: Leandro SaadiProblema da seca atinge o rio Tietê. Foto: Leandro Saadi
“Foi muito triste ver o caos que se encontra o Tietê. O descaso ambiental, a destruição da mata, cidades inteiras sofrendo problemas respiratórios e o problema da seca, que atinge o transporte hidroviário gerando milhares de demissões e afetando o comércio de pequenas cidades e a economia do País”, comenta Lu Marini.
Foram mais de duas horas de voo diário, a uma altura que variava de três a 400 metros do solo, uma velocidade média de 50 quilômetros por hora e mais de 40 pousos, momento de conhecer de perto a realidade de quem vive as margens do rio, como é o caso da Dona Maria.
“Foi o momento mais emocionante da expedição. O destino a colocou no meu caminho. Uma senhora de 80 anos, que sustentou 12 filhos com peixes retirados do rio e que hoje, com a poluição, retira o lixo do Tietê para tentar salvar o rio e sua própria vida. Além disso, o mesmo rio que alimentou a sua família, levou seu filho de 22 anos, que morreu atropelado por uma barcaça”, relata.
A beleza do rio, já com vida e limpo, foi contemplada pelo piloto nos trechos finais da expedição. Foto: Leandro SaadiA beleza do rio, já com vida e limpo, foi contemplada pelo piloto nos trechos finais da expedição. Foto: Leandro Saadi
Mas Lu Marini não vivenciou apenas problemas.. A beleza do rio, já com vida e limpo, foi contemplada pelo piloto nos trechos finais da expedição, até o Tietê desaguar no rio Paraná.
Todo o material captado durante a aventura fará parte de um documentário e um livro sobre a expedição, além de uma cartilha infantil, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2015.
“Estou muito feliz de desenvolver uma cartilha infantil, onde me torno um personagem que foi conhecer tudo sobre a natureza e o meio ambiente sobrevoando o Tietê. Quero usar o voo com paramotor para atrair a atenção do público infantil. Plantar uma semente de consciência ambiental em cada criança porque o futuro depende delas”.
Recordista continental de altitude e único piloto a sobrevoar um vulcão ativo, Lu Marini é conhecido por suas grandes expedições com paramotor. Em 2013, sobrevoou toda extensão da Transamazônica, percorrendo mais de 4.000 quilômetros da rodovia mais polêmica do Brasil.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br