Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2014

DESPOLUIR UM RIO E USÁ-LO PARA ABASTECER A POPULAÇÃO JÁ É REALIDADE NA BACIA DO PCJ

Despoluído, Rio Jundiaí vai abastecer população

Rio nasce em Mairiporã e percorre 128 km até desaguar no Rio Tietê
A ideia de despoluir um rio e usá-lo para abastecimento público deixou de ser uma utopia em São Paulo. Após 30 anos e uma série de obras de coleta e tratamento de esgoto, um trecho de 25 quilômetros do Rio Jundiaí, entre as cidades de Itupeva e Indaiatuba, evoluiu do pior nível de poluição e agora poderá ser tratado para encher a caixa d'’água de até 277 mil pessoas na região de Campinas, fato inédito no Estado.
O Rio Jundiaí nasce na Serra dos Cristais, em Mairiporã, na Grande São Paulo, e percorre 128 km até o Rio Tietê, em Salto, a cerca de 100 km da capital.
Com os Rios Piracicaba e Capivari ele forma a Bacia PCJ, onde ficam as principais represas do Sistema Cantareira, que atravessa a pior seca de sua história. Em 47 km, da nascente até Várzea Paulista, o Jundiaí é considerado classe 2, categoria definida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para rios próprios para consumo após tratamento convencional.
A partir dali, a quantidade de oxigênio na água piora por causa do lançamento de esgoto, o que rebaixava os 81 km seguintes para classe 4, mesma categoria do Rio Tietê dentro da Grande São Paulo, na qual a única destinação é para navegação. Na semana passada, contudo, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprovou, a pedido do Consórcio da Bacia do PCJ, o reenquadramento do trecho de 25 km para classe 3, no qual o abastecimento humano é permitido após tratamento convencional ou avançado.
Segundo o biólogo Domenico Tremaroli, gerente da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) em Jundiaí, as inaugurações das Estações de Tratamento de Esgoto em Itupeva e Várzea Paulista, pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), entre 2012 e 2013, foram fundamentais para a melhora na qualidade da água do Jundiaí.
— Isso prova que com ações organizadas e integradas de saneamento é possível recuperar um rio altamente degradado. Esse trabalho começou em 1984 e até o fim do ano devemos recolocar o trecho restante na classe 3.
Avanço
A "promoção" dos 25 km foi uma demanda do prefeito de Indaiatuba e presidente do Consórcio PCJ, Reinaldo Nogueira (PMDB), e da Sabesp, que opera o abastecimento público em Itupeva. Ambas descartam a necessidade de uso imediato do Rio Jundiaí por causa da crise de estiagem, mas destacam que as águas despoluídas serão essenciais para suprir o crescimento da demanda nos próximos anos.
Com 104 m³ por habitante/ano, a Bacia PCJ tem a menor disponibilidade hídrica do Estado. A ONU (Organização das Nações Unidas) considera crítica a situação de 1,5 mil m³ por habitante/ano.
Segundo o Nogueira, "no futuro, certamente o Jundiaí será de extrema importância para o abastecimento de Indaiatuba.
Já Osmar Tozi, vice-prefeito de Itupeva afirma que "a melhora do rio já ajuda com a volta da pesca".

Notícias relacionadas



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br