Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2014

SEMANA DA MATA CILIAR SOSRIOSBR - 21 A 28 SET 2014




COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA MATA CILIAR SOSRIOSBR                                           21 a 28 Set 2014


Desde 2010 estamos incentivando as comunidades para que passem a comemorar na semana da árvore, neste ano de 21 a 28 de setembro, a "SEMANA DA MATA CILIAR  SOSRIOSBR", valorizando as florestas e matas ao longo dos cursos d' água.

Principalmente neste ano de 2014 em que muitas comunidades de vários Estados do Brasil estão enfrentando seríssimos problemas de seca, com muita escassez de água, rios, córregos e mananciais secando, muitas prefeituras, serviços de água esgotos e concessionárias de água tendo que implantar sistemas de rodízios e até mesmo cortes de fornecimento por falta do precioso líquido, se faz necessários que os usuários de nossas bacias hidrográficas busquem soluções para o grave problema.

Em muitas comunidades onde os cursos d' água estavam reduzidos a menos da metade do seu volume normal, com a recuperação, replantio e intenso cuidado das matas ciliares obtiveram resultados surpreendentes com o aumento das águas dos mesmos. 

Se as escolas, ONGs e OSCIPs, Grupos Comunitários, Grupos religiosos, Grupos de Terceira Idade, Rotary Club, Lions Club, Grupos de Escoteiros e Lobinhos, Comitês de Bacias Hidrográficas, Concessionárias de Água e Esgoto, Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, organizarem comemorações, plantios, palestras, distribuição de mudas, informações pela mídia em geral e outras atividades, ressaltando a importância das MATAS CILIARES, certamente a população ficará motivada a preservar e valorizar a necessária vegetação que protege nossos rios, ribeirões e córregos.

Organize essa comemoração em sua comunidade e nos envie as informações (se possível com fotos dos locais que serão privilegiados), para que possamos dar destaque no Blog.

Veja e divulgue o artigo da Luiza Coelho, que fala da importância das matas ciliares e incentive para que em sua cidade, a partir deste ano, essa relevante data seja comemorada e que sejam mantidos projetos em defesa das matas ciliares, preservando as existentes e recuperando as que foram destruídas.

Faça a sua parte e ajude o SOSRIOSBR a incrementar nas comunidades a SEMANA DA MATA CILIAR.

Prof. Jarmuth Andrade





SAIBA MAIS

A importância da Mata Ciliar

por Luiza Coelho

Atualmente nas áreas urbanas parece que a população e os políticos já esqueceram o que é mata ciliar e qual sua importância, pois ao lado dos córregos, reservatórios e lagos urbanos em geral temos avenidas e ruas, e não florestas conservadas.
Na zona rural, o uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original nas margens dos corpos d’água, chegando em muitos casos a ausência total da mata ciliar, mas qual a importância disso tudo?
Para falar da importância da Mata Ciliar, primeiro é preciso responder:

O que é Mata Ciliar?

Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, localizada nas margens dos corpos d’água. A mata ciliar também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como APP – “área de preservação permanente”, e possui diversas funções ambientais, devendo possuir uma extensão específica a ser preservada de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. (Veja a figura abaixo)
Largura das APPs segundo a Largura do corpo d'água.
Largura das APPs segundo a Largura do corpo d'água. (clique para ampliar)
E para percebermos a importância real da Mata Ciliar, é preciso responder:
O que acontece sem a mata ciliar?

1 – ESCASSEZ DA ÁGUA

A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, ou seja, aumenta o escoamento superficial e diminui a infiltração, diminuindo assim o armazenamento no lençol freático. Com isso, reduze-se o volume de água disponível no subsolo e acarreta em enchentes nos córregos, rios e os riachos durante as chuvas.

2 – EROSÃO E ASSOREAMENTO

A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo d’água. O processo de erosão se torna acentuado principalmente devido a ocorrência de enchentes nas épocas de chuva.

3 – PRAGAS NA LAVOURA

A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.

4 – QUALIDADE DA ÁGUA

A mata ciliar possui grande importância na manutenção de boa qualidade da água, pois reduz a erosão das margens e consequentemente o assoreamento dos rios, que geram sólidos em suspensão e prejudicam a vida aquática e a qualidade da água para uso e consumo humano.

5 – MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE
A conservação dessas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.

Fonte: Site Licenciamento Ambiental


Falta de mata ciliar provoca desbarrancamentos

Falta de mata ciliar provoca assoreamento dos cursos d ' água


Posts relacionados:
  1. A importância de plantar árvores
  2. A importância das Matas Ciliares | Guia Ecológico
  3. Conscientização sobre a importância da mata ciliar

  4. MATA CILIAR - A mata que ajuda a preservar a água e a vida


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br