Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de setembro de 2008

BRASIL DESENVOLVE TECNOLOGIA PARA ÁGUA DESSALINIZADA QUE NÃO PODE SER USADA AQUI

A água H2Ocean produzida no Brasil e comercializada nos USA - arte: Profª Geanete Lavorato Franco do www.blogdasaguas.com EXCLUSIVO AMBIENTE BRASIL:

Água do mar dessalinizada com tecnologia nacional não pode ser vendida no Brasil

"Uma água que tem 63 minerais não se encontra em nenhum lugar do planeta”, diz Rolando Viviani. “O pulmão do mundo não é a Floresta Amazônica, é o mar, o princípio da Vida”, completa Rolando Viviani, da área de Marketing da Aquamare.

Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Uma tecnologia desenvolvida no Brasil – utilizando equipamentos de vários países – chega aos Estados Unidos sem que possa ser testada ou conhecida no mercado local.
É a H2Ocean, água do mar dessalinizada, própria para consumo humano que, há um mês, entrou no mercado norte-americano começando pelo estado da Flórida.
O diferencial do produto em relação a outros processos de dessalinização é que, agora, se conseguiu extrair o sal mantendo-se 63 minerais dos cerca de 86 presentes na água do mar.

“A dessalinizada comum fica pesada e zerada, isto é, H2O puro, sem mais nada”, disse a Ambiente Brasil Rolando Viviani, da área de Marketing da Aquamare, com sede em Bertioga (SP), empresa que trabalha com pesquisa e desenvolvimento de produtos a partir da água do mar, criadora da H2Ocean.

O motivo pelo qual o mercado brasileiro não tem acesso à novidade é que inexiste, no âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), qualquer norma que contemple esse tipo de opção. “Como nosso produto é inovador demais, não conseguimos o registro na Anvisa para envasar a nossa água”, diz Rolando. Nos Estados Unidos, o produto brasileiro ganhou acolhida bem mais facilmente.

Classificado como purified water (água purificada), já passou pelos rigores do Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos, o que abre as portas de outros mercados internacionais para a H2Ocean.
A água é colhida em alto mar e processada através de equipamentos de alta tecnologia que executam processos de nanofiltragem e seleção de minerais. Todo sal e impurezas são retirados, permanecendo apenas os minerais e nutrientes benéficos à saúde humana.

“H2Ocean é produzida dentro de padrões de qualidade exigidos pelos organismos industriais e ambientais e garante potabilidade exigida por todas as legislações de controle de água no mundo”, coloca a Aquamare.“Uma água que tem 63 minerais não se encontra em nenhum lugar do planeta”, diz Rolando Viviani. “O pulmão do mundo não é a Floresta Amazônica, é o mar, o princípio da Vida”, completa.

Para efeito de comparação, as águas de fontes terrestres têm, em média, 12 minerais. Os benefícios são superiores, assim como o custo em relação aos processos de dessalinização tradicionais. “O nosso foco é levar 63 minerais para as pessoas, não acabar com a sede do mundo”. Na Flórida, segundo ele, os primeiros resultados em termos de aceitação mostram-se animadores.
Arte: Profª Geanete Lavorato Franco do www.blogdasaguas.com
TECNOLOGIA IMPEDIDA NO BRASIL
A tecnologia pode ser posta em prática em qualquer lugar, razão pela qual a Aquamare deixou de priorizar o Brasil como mercado. “Nós teríamos que apresentar um regulamento técnico para a Anvisa, para que a Agência possa chegar a uma conclusão e classificar o produto, para posterior venda no país”, coloca Viviani.

Assim, ao menos por enquanto, os brasileiros poderão apenas testar um outro lançamento da empresa, este destinado às plantas. É o Aqua Garden, água também processada a partir do mar, porém imprópria para consumo humano. Voltada para irrigação de hortas e jardins, pode acelerar em até quatro vezes o crescimento dos vegetais, além de aumentar seu tamanho em igual proporção, diz Viviani. “Chega a ser uma coisa quase alienígena”, diverte-se. A conferir. Fonte: Ambiente Brasil - publicação autorizada
*
Veja: Brasileiros indignados - Blog das Águas

3 comentários:

  1. Olá! Foi um prazer chegar em casa, abrir o blog das águas e encontrar algumas das imagens por mim formatada sobre a H2Ocean e a matéria feita por vocês em defesa da sua passagem aqui pelo nosso Brasil de muitos.
    Nosso blog não iniciou sua trajetória como um defensor das águas, mas a medida que fomos conhecendo um pouco sobre o tema fomos nos apaixonando por ele.
    E é um prazer conhecer hoje o "Sos Rios do Brasil".
    Para não nos repetirmos, continuo às margens dos rios e sua importância na ocupação dos espaços pelos homens e um pouco sobre a história desses espaços.
    Deixo vocês citados como AMIGOS do nosso blog para que meus amigos possam também ter o privilégio de conhecê-los.
    Abraços e sucesso!
    Profª Geanete Lavorato Franco do www.blogdasaguas.com

    ResponderExcluir
  2. Seja muito bem-vinda ao Blog SOS Rios do Brasil e traga sua experiência, sua excelente capacidade artística na produção de mensagens publicitárias e também seus bons amigos...e amigos das águas!!!
    Remando juntos nas boas e límpidas águas brasileiras defendo os nossos cursos d'água superficiais e subterrâneas!

    ResponderExcluir
  3. Ações destinadas à salvação de nossos rios é algo urgente e indispensável para o ser humano.
    Também estamos alinhados a todos aqueles que perseguem o mesmo objetivo, em prol da atual e das futuras gerações e, por que não dizer, do próprio Planeta.
    O Blog é muito interessante e me parece que a H20OCEAN vai ter amplo sucesso.
    Se a água está ficando indisponível, qual o motivo que
    impede a legalização de outros tipos do precioso líquido?
    O Governo deveria apoiar todos os empreendimentos destinados à proteção da àgua (saneamento, reflorestamento, indústrias de água, indústrias de água mineral ,dentre outros; ou não é verdade que em todo o mundo, na atualidade, cerca de 1,8 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br