Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de setembro de 2008

FALTA ÁGUA POTÁVEL NOS MUNICÍPIOS DE RORAIMA

Avenida Ene Garcez e o Portal do Milênio em Boa Vista, capital de Roraima (foto Orib Ziedson).
Só 7% dos municípios de Roraima têm água potável
2/9/2008 - Folha de Boa Vista

Boa Vista, RR - Mesmo nove anos após sua criação, o sistema elaborado pelo governo federal para controlar a qualidade da água distribuída à população em todo o país ainda está longe de chegar a todos os municípios brasileiros.
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde (MS), que controla a Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano (Vigiagua), são de 2005 e revelam que até mesmo os estados com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país não cumprem o que determina uma portaria do MS de 2004.
Em Roraima, cujo IDH é 0,746%, apenas 7% dos municípios tem água tratada.
A falta de fiscalização, mesmo com a determinação do ministério, não significa que a água não tenha qualidade em todos os municípios que ainda não fazem o controle, mas mostra, segundo especialistas ouvidos pelo Congresso em Foco, que o governo federal depende das informações das concessionárias de abastecimento de água.

Fonte: Amazonia.org.br / Folha de Boa Vista.

8 comentários:

  1. sou dai e quando vi fiquei muito trite e espero que isso mude o mais rapido possivel

    ResponderExcluir
  2. Prof. Jarmuth - ISOSRiosBr15 dezembro, 2009 06:30

    Isso vai depender muito dos moradores e usuários que precisam reclamar nos órgãos da saúde sobre a qualidade da água que consomem.
    Se ninguém reclama é sinal que está tudo bem!

    Prof. jarmuth

    ResponderExcluir
  3. Sou Cirurgão - Dentista e tenho interesse em trabalhar na região, mas com essa noticia fica muito dificil devido ser uma profissão extremamente dependente de agua, onde os procedimentos realizados necessital de uma agua com qualidade...

    ResponderExcluir
  4. estou indo conhecer esta região moro em sjcvou sentir ogosto dessa agua

    ResponderExcluir
  5. Se vc vai para a região, por favor, faça umas fotos dos rios e dos problemas de falta de agua e quando voltar manda para nós!
    òtima viagem!

    ResponderExcluir
  6. Realmente á agua deve ser tratada não só em nosso Estado, mais em todo o país...

    ResponderExcluir
  7. Minha amada cidade natal. Estarei voltando definitivamente muito em breve. Estarei disponivel para ajudar. Problema da água é realmente muito preocupante em todo o mundo.

    Até breve.

    Newton Lucena

    ResponderExcluir
  8. Sou Bióloga e tenho grande interesse em atuar tanto na educação como tambem na saúde, pois dessa forma pretendo sensibizar e conscientizar essa sensivel e estimada população, desse encantador estado roraimense nas questões ambiental e também na saúde. Ah! gostaria de me comunicar com alguem desse estado para trocarmos maiores informações. e-mail: jucely2006@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br