Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de maio de 2009

DEFESA CIVIL ELEVA NÍVEL DE DESASTRE NATURAL CAUSADO PELA ENCHENTE NO AMAZONAS



A Defesa Civil do Amazonas classificou nesta quinta-feira (30) como um desastre natural de nível 3, que significa de grande intensidade, a enchente que atinge há dois meses a bacia amazônica. De acordo com o órgão, o desastre só será suportável e superável se a população estiver preparada."Mas a realidade dos municípios é outra. Eles estão despreparados para atuar neste cenário", diz o subsecretário da Defesa Civil, coronel Roberto Rocha.
O governo do Amazonas decretou situação de emergência nos 62 municípios, mas as prefeituras, segundo Rocha, não têm poder de enfrentar o desastre. "As prefeituras não têm mais um suporte de atendimento e enfrentamento do desastre, que necessita de medidas concretas e preventivas do Estado para voltar à normalidade social", afirma.Cidades como Anamã e Barreirinha estão com 90% das ruas submersas.Segundo o IBGE, a população do Amazonas é de 3,2 milhões de habitantes. A Defesa Civil diz que 34 mil famílias foram atingidas pela enchente dos rios Solimões, Juruá, Purus, Madeira, Negro e Amazonas - 20 mil foram ou estão sendo removidas de suas casas.
O governo estadual disponibilizou recursos de R$ 6 milhões para ajuda humanitária.Nesta quinta-feira, o presidente do Serviço Geológico do Brasil, Agamenon Dantas, divulgou, em Manaus, o segundo alerta de cheia e manteve a previsão de uma enchente recorde até junho, mês em que o nível das águas dos rios começa a descer.O rio Negro, que banha Manaus, poderá alcançar a cota de 29,95 m. Em 1953, ano da maior cheia da história, o nível do rio chegou a 29,69 m.Mais um alerta será divulgado em maio. "Os alertas servem para que a sociedade e os governos se preparem para os efeitos do evento", disse Dantas.
(Fonte: Kátia Brasil/ Folha Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br