Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de maio de 2009

GOIÁS PREMIA BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS, COMO A PRESERVAÇÃO DE NASCENTES



Preservação de nascentes e destinação correta de embalagens de defensivos rendem prêmio

A adoção de práticas sustentáveis na produção agrícola rendeu à Fazenda Rio Doce, localizada no município de Rio Verde, prêmio concebido por cooperativa de produtores para estimular a gestão correta dos recursos naturais.

Alta produtividade em harmonia com a natureza- Na área produtiva, de 800 hectares, soja, milho, milheto, feijão e algodão se revezam a cada safra.
A consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e a adoção de práticas que tornam a atividade produtiva sustentável renderam à Fazenda Rio Doce, localizada a 110 quilômetros de Rio Verde, o primeiro lugar no 2º Prêmio Gestão Ambiental, concedido pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). Matéria do O Popular, GO.

A Fazenda Rio Doce está em uma região alta para os padrões do Cerrado. Essa característica e um terreno levemente acidentado facilitam a observação, a poucos quilômetros da entrada da sede, de um dos itens que garantiram o título à propriedade. Cinturões verdes, sem linearidade, percorrem boa parte dos 875 hectares da fazenda.

As árvores que protegem as três nascentes localizadas na fazenda e formam a Área de Preservação Permanente (APP) excedem o exigido pelo Art. 2º do Código Florestal – um raio de 50 metros de largura. De acordo com os proprietários, o casal Maurício e Márcia Scholten, a área é preservada desde 1986, quando o pai do agricultor adquiriu a propriedade. “Não sei ao certo, mas garanto que temos mais de 100 metros de mata ciliar em toda a extensão dos córregos”, afirma Maurício.

Além disso, a fazenda, que disputou o concurso com outras 57 propriedades rurais de 12 municípios goianos, tem uma espécie de filial em Caiapônia. A ideia de adquirir 428 hectares de terra no município vizinho nasceu da necessidade de suprir a falta de 20% de vegetação nativa, conforme exigido em lei. Essa foi a saída encontrada para preservar o meio ambiente e respeitar as leis, já que a fazenda, além de ter um modelo ecologicamente correto, também atinge alta produtividade.

Na área produtiva, de 800 hectares, soja, milho, milheto, feijão e algodão se revezam a cada safra. Este ano, o algodão ocupou cerca de 620 hectares, enquanto a soja foi plantada em 180 hectares. As médias de produtividade giraram em torno de 360 arrobas de caroço de algodão e 58 sacas de soja por hectare, índices considerados expressivos.
[EcoDebate, 05/05/2009]

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br