Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2009

OMS LANÇA MANUAL PARA SEGURANÇA DA ÁGUA 2009

Planos de Segurança da Água da OMS - 2007



OMS divulga Manual para segurança da água

Revista Eletrônica Aguaonline


Inundações, enxurradas, presença de metais e substâncias como arsênico e flúor em índices naturalmente elevados e componentes de agrotóxicos são situações que podem levar perigo à água potável e aos sistemas de abastecimento. Isto sem falar em derrames contaminantes nos mananciais, presença elevadas de coliformes ou até mesmo atentados terroristas (por enquanto ainda no domínio da ficção ou da história antiga) através de vírus e bactérias colocadas propositadamente em reservatórios. Especialmente quando o mundo vive a iminência de uma pandemia de gripe que se espalha rapidamente, neste caso, pelo ar. Mas muitas enfermidades, como a dengue, estão diretamente relacionadas com a água.

Há vários anos este tema da segurança dos sistemas de abastecimento vem preocupando autoridades e especialistas que desenvolvem planos e treinam equipes para respostas imediatas e essas ameaças.

Agora a Organização Mundial da Saúde está colocando à disposição um Manual para o Desenvolvimento de Planos de Segurança da Água: Metodologia Pormenorizada de Gestão de Riscos para Provedores de Água de Consumo em sua versão em espanhol. (No site Aguaonline os associados do Clube de Amigos da Aguaonline tem acesso à íntegra do Manual)

Com 116 páginas o Manual traz tabelas e gráficos além de exemplos de casos práticos em que os planos elaborados foram testados.

Uma das dificuldades relatadas no Manual é a que se refere à valoração dos riscos. É comum que um mesmo risco tenha mais de uma conotação: probabilidade escassa de uma consequência grave e probabilidade alta de uma consequência leve. Por exemplo, o risco de contaminação com água suja pode ser ao mesmo tempo provável mas leve (se recebem queixas esporádicas de que a água está suja, mas sem consequências para a saúde) e excepcional, mas grave (os eventos de grande contaminação com água suja que põem em perigo sua desinfecção são graves mas pouco frequentes).

Portanto, é necessário definir claramente em que consiste cada risco. Outra limitação do sistema de valoração é que nas consequências para a saúde é sutil a diferença entre efeitos agudos a curto prazo e comprovados, como as infecções por microorganismos patogênicos, e os efeitos hipotéticos a longo prazo, como os dos subprodutos da desinfecção. Às vezes, há tendência a exagerar na classificação a importância de alguns riscos para a saúde associados às substâncias químicas cuja importância é relativamente escassa e inclusive questionável em comparação com a dos riscos microbiológicos. Fonte: Aguaonline

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br