Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de junho de 2009

ABRAÇO GUARAPIRANGA 2009 SERÁ DIA 07 DE JUNHO (SP)

Velejada é atração neste domingo no Abraço Guarapiranga 2009

03/06/2009 - ISA

Destaque da quarta edição do Abraço, a velejada parte da sede do São Paulo Yacht Club, às margens da Represa, às 12h, deste domingo, 7 de junho. No mesmo horário, o público presente na Barragem e no Parque Ecológico, estará abraçando simultaneamente a Guarapiranga.

Participe!

Em sua quarta edição, o Abraço Guarapiranga vai reunir a população em torno da represa para aumentar a pressão por investimentos em ações de recuperação e preservação do manancial e analisar o que o poder público vem fazendo. Atividades recreativas e a velejada estão previstas, além do abraço simbólico em dois pontos diferentes: Barragem e Parque Ecológico da Guarapiranga (veja no final do text).

O Abraço acontece neste domingo, 7 de junho, com concentração a partir das 10h, encerrando a Semana do Meio Ambiente. É uma oportunidade para exercer nossa cidadania em benefício do manancial que abastece quase quatro milhões de pessoas em São Paulo. Da mesma forma que em anos anteriores, o Abraço Guarapiranga 2009 é aberto a todos e pretende reunir os moradores da região e consumidores de água como forma de expressar o carinho com a centenária represa, protestar pela situação de degradação em que se encontra e pressionar por mudanças que garantam a preservação das fontes de água.

O evento está sendo organizado por 27 entidades e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e das subprefeituras de M'Boi Mirim, Capela do Socorro e Parelheiros.

Do São Paulo Yacht Club, às margens da represa, partem os velejadores que ao lado das pessoas em terra (na Barragem e no Parque Ecológico) comporão o cenário dando seu abraço solidário e cidadão na centenária e degradada represa.

A velejada pretende chegar até a Ilha dos Amores. Veja o percurso:

Confira abaixo a programação.

:: Parque Ecológico da Guarapiranga

Estrada do Riviera, 3 286

10h – Concentração - Jardim Ângela

11h - Missa na Igreja dos Santos Mártires, Rua Luís Baldinato, 9

12h – Abraço às margens da represa no Parque Ecológico

:: Barragem

Av. Robert Kennedy, altura do nº 1 170, em frente ao 102º DP

10h – Concentração

12h – Abraço

:: São Paulo Yacht Club

Rua Francisco Seixas, 225 Altura do nº 1 170 da Av. Robert Kennedy, à direita do 102º DP

12h - Velejada

Como chegar e demais informações de cada um dos pontos do abraço estão disponíveis no site De Olho nos Mananciais.

ISA, Instituto Socioambiental.

SAIBA MAIS SOBRE A REPRESA GUARAPIRANGA

A Represa de Guarapiranga é uma barragem brasileira situada na região sul da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. Inaugurada em 1908, sua finalidade era, originalmente, atender às necessidades de produção de energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Parnaíba.

Atualmente é utilizada para abastecimento de água potável para a Região Metropolitana de São Paulo através da Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Também é utilizada, além do controle de cheias, como local de esportes e lazer, em que se destaca a importância nos esportes de vela, tendo vários clubes de iatismo no seu entorno, como o Yacht Club Santo Amaro, berço de vários campeões.

A represa é abastecida pelo rio Guarapiranga e outros rios e córregos de menor porte, abrangendo áreas dos municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu. Nas suas margens, existem praias artificiais e marinas de barcos.

A Guarapiranga é o manancial mais ameaçado da região metropolitana de São Paulo.

A ocupação urbana equivale a 17% da área da bacia hidrográfica deste manancial, enquanto que a alteração por outras atividades humanas (agricultura, mineração e áreas desmatadas e sem uso aparente) atinge 42% da bacia, totalizando 59% de áreas alteradas.

O saneamento na região é precário e grande parte do esgoto produzido pelos 800 mil moradores do entorno da represa é despejada nos rios, córregos e no próprio reservatório sem qualquer tratamento. As áreas preservadas, fundamentais para a purificação e produção de água, são cada vez mais escassas. Apesar da sua importância, apenas 1% da área da bacia encontra-se efetivamente protegida como parque. ISA - I. SOCIOAMBIENTAL


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br