Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de junho de 2009

NO PROGRAMA ALÔ CERRADO JOVENS LEVAM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO RÁDIO

Jovens levam educação ambiental para comunidade por meio do rádio

Por Vivian Lobato, do Aprendiz - 10/06/2009

Os estudantes da Escola Rural São Francisco, da cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), localizada a cerca de 950 quilômetros de Salvador, estavam ansiosos ouvindo a Rádio Cultura FM. Eles aguardavam a estreia do programa Alô Cerrado, no qual participaram como locutores, âncoras e repórteres, além de terem realizado as pesquisas e produzido as reportagens.

“O dia de estreia do programa não foi à toa. A data foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, pois o maior objetivo do programa é ser uma ferramenta de educação ambiental para a comunidade”, explica a coordenadora de Educação Ambiental do Parque Fioravante Galvani, instituição parceira do projeto, Márcia Xavier.

O programa será transmitido mensalmente, sempre no primeiro sábado de cada mês, com duração de meia hora, das 8h30 às 9h. O tema escolhido será variado, mas sempre terá como pano de fundo a preservação do meio ambiente e os problemas ambientais enfrentados pela comunidade.

O Alô Cerrado é uma parceria da Rádio Cultura FM de Luís Eduardo Magalhães (BA) com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Fioravante Galvani, projeto do Instituto Lina Galvani acesse o site no http://www.linagalvani.org.br/index.htm.

“Não existia nenhum veículo de comunicação que levasse essas informações para a comunidade. Pensamos na Rádio Cultura FM, pois ela atinge toda a região e é a principal mídia da cidade”, ressalta a diretora executiva do Instituto Lina Galvani, Mariângela Pinheiro.

De acordo com Mariângela, antes de gravarem, os estudantes pesquisam sobre o tema e visitam a Rádio Cultura, para conhecerem a dinâmica do trabalho, os equipamentos e receberem uma formação dos radialistas.

O programa é aberto para todas as idades. No Alô Cerrado de estreia participaram 22 alunos do Ensino Fundamental II da Escola Rural São Francisco. Neste ano, além da Escola Rural São Francisco, participará também das produções e gravações a Escola São Paulo.

No mês que vem, os alunos da Escola São Paulo assumem o programa e o tema será água. Biodiversidade e queimadas, fato recorrente na região do cerrado, também serão discussões futuras do Alô Cerrado.

(Envolverde/Aprendiz)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br