Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de junho de 2009

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE


Visita à ETE em Resende - Foto: Wagner Alves

A preservação da natureza como princípio da vida

A Vozdacidade.com/portal/Cidades - 02/06/2009

Abertas as comemorações da Semana do Meio Ambiente na região. As cidades da região abriram ontem, a programação comemorando a Semana do Meio Ambiente. Na programação estão previstas ações recreativas, artísticas, turísticas e educativas. O ponto alto das atividades será na sexta-feira, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em Barra Mansa, a abertura da semana aconteceu pela manhã, no Parque da Cidade, com o plantio de mudas, atividade que faz parte do projeto Recomposição da Mata Ciliar. À tarde, o tenente coronel do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Wander Pires Ferreira, ministrou palestra abordando o tema Queimadas, na Maçonaria, no Centro da cidade. O tema vai ser divulgado também nas escolas municipais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Marco Chiesse, a Semana do Meio Ambiente contará com a participação de diferentes entidades de classes, órgãos governamentais e não governamentais, comércio e outros segmentos. Chiesse lembra que com o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância de sua participação nas questões ambientais, a secretaria programou inúmeras atividades.

Hoje, às 9 horas, haverá apresentação do projeto Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa, no auditório do Campla. No mesmo horário, haverá plantio no Pomar Comunitário, no Ciep 149, no Vista Alegre, além de palestra com o tema O Ciclista e o Meio Ambiente, com Deranei Vieira, no Colégio Municipal Paulo Basílio, na Vila Nova. Hoje, amanhã, quinta e sexta-feira, mais atividades, sendo a maioria na Praça da Matriz, no Centro.

PINHEIRAL
A Secretaria de Meio Ambiente de Pinheiral abriu a programação da semana com a Caminhada Ecológica da Avenida Nilton Penna Botelho, próximo ao 10º BPM, no bairro São Jorge, até a Praça Brasil, no Centro. O evento contou com participação das secretarias, comunidades e escolas. Durante o evento, houve ainda distribuição de mudas e panfletos educativos sobre meio ambiente.

À tarde, foi realizada a abertura da II Gincana Ambiental com palestra de sensibilização com os alunos representantes da Escola Municipal Rosa Guedes e distribuição das tarefas. Para hoje, às 14 horas, está programada a apresentação do Coral da Terceira Idade Queremos Viver Cantando, da prefeitura, com músicas de sensibilização quanto à preservação do meio ambiente.

PIRAÍ
Após receber do Instituto Biosfera o prêmio Município Verde, Piraí também comemora a Semana do Meio Ambiente. A prefeitura está com atividades até sábado, quando irá acontecer o lançamento oficial do Código Municipal de Meio Ambiente.

A iniciativa, segundo a prefeitura, tem como objetivo principal garantir a qualidade de vida da população e fomentar o desenvolvimento socioeconômico. A programação se estende para Arrozal e Varjão, com a realização de mutirão de reflorestamento, apresentação de várias escolas do município, de teatro de bonecos, de grupos musicais e feira de artesãos.

Um dos pontos altos será a inauguração da nova Praça da Preguiça, no Centro, às 9 horas, no sábado, com participação da centenária banda de música Santa Cecília, de Arrozal.
Hoje, às 9h30min, haverá palestra com o tema O Município e a Legislação Ambiental, com o advogado Affonso José Soares Filho, no auditório da Ambev, em Piraí.

VOLTA REDONDA
A Secretaria de Meio Ambiente promove na sexta-feira várias atividades alusivas à data. No Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, será realizada uma exposição com o tema Consumo Consciente. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Amaro, o evento tem como objetivo alertar a população sobre a importância de se repensar, reduzir e reutilizar produtos, focando a escolha do que se consome.

Estarão participando também do evento o Saae-VR, Smac, UniFOA, Reciclar e os produtores Rurais de Santa Rita de Cássia. “O consumo consciente está na moda e significa buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem estar da sociedade, refletindo sobre o que se consome, prestigiando empresas comprometidas com o meio ambiente e com a responsabilidade social”, explica Amaro.

O Movimento pela Ética na Política (MEP) irá promover no sábado um painel multidiciplinar sobre o meio ambiente, na sede do movimento, no bairro Niterói. Segundo o secretário geral do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, professores de química, bioquímica e biologia farão abordagem sobre o tema.

RESENDE
A prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), está promovendo até sexta-feira, diversas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente.
Segundo o presidente da agência, José Fontanezi, todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. “Nosso objetivo é aproximar cada vez mais a população da Amar, reforçando a importância da preservação ambiental.

Organizamos uma programação bastante diversificada, com mesa redonda, shows, cinema, exposições, oficinas ecológicas, visitas orientadas, além de um mutirão de limpeza”, disse o presidente, explicando que as pessoas interessadas em participar das visitas devem se inscrever na sede da agência, no Parque das Águas, das 8 às 17 horas.

De acordo com o prefeito José Rechuan (DEM), o governo municipal tem tomado medidas para preservar o meio ambiente. “No final de março, foram entregues as obras de despoluição da Lagoa do Mirante das Agulhas Negras. Entre as atividades realizadas estiveram o plantio de mudas de árvores nativas e o abraço à lagoa e com a programação organizada pela Amar vamos ampliar as ações da prefeitura voltadas à melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Rechuan.

Como parte das atividades, 15 idosos do programa Terceira Idade Ativa participaram, na manhã de ontem, da visita orientada às instalações da Estação de Tratamento de Esgoto da Baixada da Olaria. O grupo foi acompanhado pelo técnico em saneamento Denílson Firmínio Gomes, da empresa Águas das Agulhas Negras.

Hoje, das 8 às 12 horas, haverá uma visita orientada ao Parque Nacional do Itatiaia. Às 14 horas, visita orientada ao Horto Municipal e às 19 horas cineclube no Parque das Águas, com o curta metragem Think Again e o longa Saneamento Básico.

Amanhã, haverá duas visitas orientadas ao Morro da Torre; a primeira das 9 às 11 horas e a segunda das 14 às 16 horas. Às 19 horas, cineclube no Parque das Águas com o curta Itatiaia Vista por Dentro e o longa Camelos Também Choram.

Para quinta-feira, está prevista uma visita orientada ao Aterro Sanitário e ao Galpão de Triagem, das 8 às 12 horas. Na parte da tarde, das 14 às 16 horas, a visita será feita ao Horto Municipal e à noite, às 19 horas, show na Avenida Rita Ferreira da Rocha, na Beira-Rio, em frente ao Parque das Águas, com as bandas Nave Mãe, Pé de Jaca Blues Band e Monsenhor Fé. Ainda neste dia, a Amar vai promover o I Workshop da Agenda 21 - Resende, às 19 horas, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), que fica localizada na estrada Resende-Riachuelo 2535, Campo da Aviação.

Na sexta-feira, das 8 às 12 horas, acontecerá o mutirão de limpeza também na Avenida Rita Ferreira da Rocha, no trecho entre o areal da Nova Liberdade e o Parque Zumbi, atrás do Centro Cultural Recreativo de Resende (CCRR). À tarde, das 14 às 16 horas, vai haver uma visita orientada ao Horto Municipal. Às 19 horas, no Parque das Águas, a comunidade poderá participar da mesa redonda Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos no Médio Paraíba e, logo depois, show com Malu Rocha.

Durante o evento, artistas plásticos da região vão expor fotografias e esculturas no pavilhão do evento. No sábado, vai acontecer a arte ecologia, no Parque das Águas, das 8 às 12 horas, com oficinas socioambientais e exposição de esculturas ecológicas feitas com materiais reciclados, todas feitas pelo artista plástico Jorge Brito. Às 19 horas, o show com Rogério Valente Jazz Quartet e Aniceto Jazz Band encerra a semana de eventos no Parque das Águas.

Fonte: Site Tratamento de Água

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br