Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2009

TURISMO ECOLÓGICO NA AMAZÔNIA NÃO É ACESSÍVEL À TODOS


Nado com botos e encontro das águas são atrações no Amazonas

O turista que escolhe o Amazonas como destino tem como obrigação experimentar o contato próximo com a natureza. A primeira dica é observar a fauna e a flora em passeios fluviais em barcos, canoas ou iates.

Mas engana-se quem pensa que as atrações ecológicas são passeios acessíveis a todos. No estado, os hotéis selva, como são chamados, são ecoresorts no meio da Floresta Amazônica, com diárias que vão de R$ 200 a R$ 800 por pessoa.

“Não é um tipo de turismo de massa. A questão ecológica, de preservação, torna os passeios mais caros. O nosso turista é aquele que quer realmente ficar em contato com a natureza. Não temos a mesma frequência de visitantes de uma praia do Nordeste, e nem é isso que queremos”, diz ao G1 Nickolas Cabral dos Anjos, diretor executivo da Amazonastur, empresa de turismo do governo estadual.

Anjos diz que, no Brasil, o estado que mais envia turistas ao Amazonas é São Paulo. Entre os estrangeiros, os norte-americanos são os que mais visitam o estado.

Entre os passeios mais inusitados que se pode fazer no Amazonas está o nado com botos, uma "terapia" oferecida na cidade de Novo Airão (AM). Para chegar ao município, é possível fazer o trajeto de barco, em um percurso de 115 quilômetros, e via terrestre, em 143 quilômetros.

“Nossos passeios mais procurados são a pesca esportiva, em que o peixe é devolvido à natureza, o turismo fluvial, que pode ser feito com barcos, navios e até iates de luxo, e a observação de pássaros, a prática profissional do 'bird watching'. Além disso é possível observar e tocar jacarés, sempre com o auxílio de guias, e pescar piranhas, que podem virar sopa para o turista comer depois”, diz.

Com atividades sempre voltadas à preservação e à consciência ambiental, o Amazonas também conta com um vasto turismo de aventura e oferece arvorismo, trekking, tirolesa, entre outras coisas.

O turista ainda pode seguir passeios típicos da região, como a visita ao Teatro Amazonas, construído no século 19, em Manaus, e assistir ao famoso encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões.

Para conhecer os principais pontos turísticos do Amazonas, a recomendação da Amazonastur é procurar hotéis e agências de turismo que estejam credenciados.(Fonte: G1 /AMBIENTE BRASIL)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br