Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de outubro de 2009

2ª AÇÃO DE REPOVOAMENTO DO RIO PARAÍBA ACONTECE DIA 07 EM BARRA DO PIRAÍ (RJ)

Rio Paraíba do Sul em Barra do Piraí (RJ) onde serão lançados 25 mil alevinos

Estado do RJ promove 2ª ação de repovoamento do Rio Paraíba do Sul

Seg, 05/Out/2009 - D.O. Meio Ambiente

A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e a Concessionária de Energia Elétrica Light promovem no dia 7 de outubro, às 14h, em Barra do Piraí (RJ), a segunda ação de repovoamento com mais 25 mil alevinos para a recuperação da ictiofauna do Rio Paraíba do Sul. A secretária de Estado do Ambiente e presidente do Comitê da Bacia do Rio Paraíba (CEIVAP), Marilene Ramos, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Luiz Firmino Martins Pereira e o prefeito do município, José Luiz Anchite, farão a soltura dos peixes de espécies nativas doados pela Light.

A meta do Governo do Estado é reprovar o rio Paraíba do Sul com um milhão de peixes nos próximos dois anos em parcerias com empresas privadas. Na primeira ação, foram soltos 25 mil alevinos de lambaris e piabanhas, no município de Resende. Por meio do convênio, a Light já se comprometeu a introduzir mais 75 mil peixes no rio, 25 mil em Piraí, 25 mil em Itaocara e 25 mil na Ilha dos Pombos.

A iniciativa reforça o compromisso do governo com a população e com os mais de 1.700 pescadores que sobrevivem exclusivamente da atividade pesqueira no rio, e que foram afetados pelo acidente ambiental ocorrido há quase um ano, em novembro do ano passado. O rio Paraíba do Sul tem grande importância para o Estado. Atravessando 37 municípios, se constitui na única fonte de abastecimento para 85% da população da Região Metropolitana do Rio.

Na ocasião do acidente, vazaram 8 mil litros do pesticida Endosulfan, proveniente da empresa Servatis, atingindo 400 km do rio – desde o município de Resende até São João da Barra - provocando a mortandade de 150 mil toneladas de peixe. O acidente ocorreu justamente no período reprodutivo dos peixes, o que comprometeu a produção pesqueira para os próximos anos.

Na época, as cidades atingidas tiveram que suspender a captação de água temporariamente e a população foi orientada a não consumir pescados capturados no rio. A empresa Servatis foi multada em R$ 33 milhões pelo desastre ambiental.

A soltura de peixes acontece na Travessa Assumpção, nº 69 – Centro (atrás da sede da Prefeitura) - Barra do Piraí (RJ)

Fonte: SEA / AGEVAP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br