Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de outubro de 2009

ABERTA LICITAÇÃO PARA ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA DO HIDROANEL METROPOLITANO DE SP

Barco Almirante usado para passeios na "semana do Tietê 2009"
*
Estado prevê criação de anel hidroviário pelo rio Tietê

Folha de S. Paulo - 05 de Outubro de 2009

O governo do Estado tirou da gaveta um projeto que pretende transformar o poluído e malcheiroso rio Tietê em uma via navegável repleta de barcos e balsas para o transporte de passageiros e cargas.

A ligação do Tietê ao Pinheiros e às represas Billings e Guarapiranga (zona sul de São Paulo) formaria o Hidroanel Metropolitano de São Paulo, um plano ambicioso, para mais de uma década, já estimado em cerca de R$ 2 bilhões.

O primeiro passo foi dado na semana passada, com a abertura da licitação, de R$ 1,7 milhão, para contratar estudos da viabilidade técnica, econômica e ambiental do hidroanel.

Para o governo, a conclusão da ampliação da calha do Tietê e o andamento de programas de despoluição desse rio e do Pinheiros abrem a possibilidade de se pensar no transporte de passageiros. Hoje, o Tietê tem 41 km navegáveis, entre Santana de Parnaíba e a barragem da Penha, em São Paulo. A Penha ganhará uma eclusa, que estenderá o percurso em mais 14 km, até São Miguel Paulista.

Na outra ponta, zona oeste de São Paulo, o plano integra mais 25 km do Pinheiros, o que exigirá transposições no Retiro e na barragem da Traição. Há previsão ainda de incorporar a Billings, com mais 30 km, e depois a região do reservatório Taiaçupeba, via canal artificial. Além do transporte fluvial de passageiros, serviço que já tem interesse de ao menos uma empresa de ônibus de São Paulo, o governo pretende atrair para o hidroanel o transporte de lixo urbano, de produtos hortifrutigranjeiros movimentados na Ceasa, de areia para construção civil e do lodo que a Sabesp retira de estações de tratamento.

Ramal de cargas

Transportar pessoas pelos rios Tietê e Pinheiros tem um obstáculo muito reconhecido pelos paulistanos: o cheiro. É uma opinião compartilhada pelos engenheiros Rui Carlos Botter, professor titular de Transportes e Logística da USP, e Dario Rais Lopes, ex-secretário de Estado dos Transportes de São Paulo e atualmente consultor privado. "É possível montar uma infraestrutura eficiente, mas o maior obstáculo é o cheiro do rio. Em 2007, tentei fazer uma visita ao Tietê com um grupo durante um congresso internacional, mas não deu. Ninguém suportaria", afirma Botter.

Para se tornar viável, os barcos de passageiros exigem uma velocidade competitiva com a dos trens e ônibus. "Depende muito de rapidez, mas, como percorre as marginais, que são lentas, pode ser possível. E, no futuro, caberia uma exploração turística", diz o professor.v Dario Rais afirma que a proposta, "à primeira vista, não parece ortodoxa. Só que São Paulo, do jeito que as coisas estão, não pode ser descartar nenhum tipo de meio de transporte".

Segundo Rais, só com uma integração entre diversos meios é que a estrutura urbana da cidade avançará. "Com uma melhor capacidade de transporte, podemos pensar em não tapar ainda mais a marginal, como está sendo feito hoje."

Balsas no Tietê e no Pinheiros para transporte de carga e passageiros - Barcos com 45 metros de comprimento. Veja estudos de 2008

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br