Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de outubro de 2009

ANO HIDROLÓGICO OU ANO HÍDRICO COMEÇA HOJE, 01 DE OUTUBRO

Calendário de pesca 2009
Você já ouviu falar em "Ano Hidrológico"?

Durante o ano existem épocas de pouca chuva e outras que chove muito. O período que vai de abril a setembro é o período de "estiagem", isto é, quando que chove menos.

Depois disso, de outubro de um ano a março do ano seguinte é o período onde verificamos o maior índice de chuvas, então o chamamos de "Ano Hidrológico".

Por isso, no dia 1° de outubro comemoramos a chegada do ANO NOVO HIDROLÓGICO 2009/2010.

Como isso funciona?

Através do Ano Hidrológico é percebido o comportamento da água na natureza. Com ele, aprendemos como funciona o ciclo das águas e percebemos o quanto dependemos da natureza, das chuvas para dessa forma, valorizar e contribuir para a sua preservação.

Conhecer o ciclo da água na natureza, a chuva, a vazão nos rios, os volumes de água nas represas e o consumo de água pela população, entre outros é o que faz com que a Sabesp se prepare para abastecer a população nos meses de estiagem.

Por isso, a Sabesp reserva bastante água nas represas durante os tempos de chuva, para poder usá-la no tempo que não chove, e são essas informações que auxiliam os profissionais a tomarem decisões sobre a gestão da quantidade de água nas represas e, assim, garantir o pleno abastecimento para toda a população. Fonte: CLUBINHO DA SABESP

Início do ano hidrológico

O dia 1º de outubro marca o início do período de chuvas na região Sudeste, momento muito importante para garantir as condições de abastecimento de água à população.

Para a Sabesp, celebrar essa data já se tornou uma tradição, pois marca o início do ano hidrológico que consiste na divisão em períodos de chuvas (outubro a março) e estiagem (abril a setembro), para lembrar a importância de se conhecer o ciclo da água na natureza e os impactos que as ações de todos têm no meio ambiente.

Esse conhecimento é fundamental, porque a Sabesp planeja seus processos (captação, tratamento e distribuição) de acordo com a quantidade de água nas represas que é variável conforme a época do ano. Elas recuperam seus volumes de outubro a março, sendo que, a partir de abril, há um esvaziamento até o final de setembro. Essa informação, aliada aos dados técnicos monitorados diariamente, como a chuva, a vazão nos rios, os volumes de água nas represas e o consumo de água pela população, entre outros, permitem prever o comportamento de todo o sistema de abastecimento para os próximos meses.

São esses dados que auxiliam os profissionais e a diretoria da empresa a tomarem decisões sobre a gestão da quantidade de água nas represas, que não podem ficar totalmente cheias, uma vez que são utilizadas para controle de inundações. No outro extremo, também não podem esvaziar, pois implicaria em problemas no fornecimento de água.

Em 2008, para celebrar o novo ano hidrológico, a Sabesp organizou o Seminário de Recursos Hídricos que tratou sobre mudanças climáticas e recursos hídricos. Entre os palestrantes estiveram Dr. Manoel Cardoso, do INPE, Takeshi Imai, da ModClima e Rui Brasil, assessor da Secretaria de Saneamento e Energia. Fonte: Notícias da SABESP


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br