Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de outubro de 2009

MORTE DE TONELADAS DE PEIXES NO MARANHÃO AINDA É DESCONHECIDA

Técnico do Ibama recolhendo amostras para análises
Fotos: Flora Dolores / O Estado.
Milhares de sardinhas aparecem mortas no litoral do Maranhão

Toneladas de sardinhas apareceram mortas na tarde de terça-feira (29) em São Luís (MA). Os peixes cobriram toda a extensão da areia, em um raio de dez quilômetros.

A suspeita do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é que a morte das sardinhas foi causada pelo uso de rede de pesca de malha fina. A rede retém os peixes grandes e, consequentemente, os pequenos.

Os técnicos do Ibama que foram até o local recolheram amostras e devem investigar o que causou as mortes. O laudo oficial será elaborado por um laboratório da Universidade Federal do Maranhão. Não há data definida para divulgação do resultado.

Há pouco menos de um mês, também foram encontradas sardinhas mortas em São José de Ribamar (MA). A causa das mortes não foi divulgada. (Fonte: G1 - Ambiente Brasil)

Laudo sobre morte de peixes no Maranhão é divulgado, mas causa ainda é desconhecida

Ronnald Kelps
01/10/2009 - Correio Braziliense

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais do Maranhão (Ibama/MA), divulgou ontem (309) o laudo oficial com a causa da morte de milhares de sardinhas em São José de Ribamar, a 30 quilômetros de São Luís.

A causa provável, de acordo com o relatório de autoria do Departamento de Ciências Aquáticas da Universidade Federal Maranhão (Ufma), é uma combinação de fatores: a entrada significativa de um cardume no igarapé - "presume-se que houve uma queda significativa de oxigênio dissolvido na água provocando a morte dos peixes, assim como, o lixo acumulado, despejos de esgotos das casas próximas e bocas de bueiros. É provável, assim, a ocorrência de um bloom de algas que reduziu drasticamente a quantidade de oxigênio dissolvido na água", mas de acordo com o laudo, é necessário considerar que a ausência de amostras de água do igarapé no dia do evento impede que esta hipótese seja validade.

O laudo

O Ibama antecipou, porém, que mesmo com a divulgação do laudo, "as informações ainda estão no campo hipotético". A assessora de comunicação do Ibama, Ciclenia Brito, esclareceu que a linha de investigação seguiu a possibilidade de utilização do timbó pelo fato de que os peixes apresentavam hemorragia.

De acordo com o laudo assinado pelos professores da Ufma, Nivaldo Magalhães Piorski e Marco Valério Jansen Cutrim, não é possível definir a causa da morte dos peixes. "Com base apenas nos exemplares em mãos e observações in loco concluímos que é impossível afirmar contundentemente o fator responsável pela mortandade em massa".

Acidente

Na última terça-feira, um acidente semelhante aconteceu na praia do Araçagi. Ontem pela manhã, equipes da limpeza pública retiravam o pescado que estava apodrecendo na orla da cidade. Durante a tarde, já não havia mais odor provocado pelos peixes mortos.

A suspeita do Ibama é de que a morte das sardinhas tenha sido causada pelo uso de rede de pesca de malha pequena. A rede retém os peixes grandes e os pequenos. O cardume estava intacto, diferentemente do de São José de Ribamar que apresentava sinais de hemorragia.

Sardinhas mortas cobrem 5 km de praia no Maranhão - Folha Online

Milhares de sardinhas aparecem mortas na praia do Araçagi - Tribuna Maranhão


Centenas de peixes aparecem mortos no Capibaribe

Publicação: 30/09/2009 -

Centenas de peixes mortos foram encontrados esta manhã no Rio Capibaribe. A maior concentração dos animais encontra-se entre as Pontes Maurício de Nassau e Duarte Coelho, no centro do Recife. O problema ambiental está chamado a atenção de quem passa pelas ruas do centro da cidade na manhã de hoje. (Fonte: Correio Braziliense)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br