Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de outubro de 2009

DIA DE Nª Sª APARECIDA NAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL (SP) - UMA HISTÓRIA DIFERENTE


A história da imagem da Santa do
Rio Paraíba do Sul - SP


Com o devido respeito aos não cristãos, aos evangélicos, protestantes, espíritas, pentecostais e outras religiões, publicamos a história da imagem da Santa Nª Sª Aparecida, que encontrada por pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul, próximo a Guaratinguetá, tornou-se a mais venerada Santa Católica Romana no Brasil, reunindo milhões de fiéis e adeptos.


A HISTÓRIA DA SANTA RESGATADA NAS ÁGUAS DO RIO
Autor: Sebastião Martins
SAIBA MAIS

Missa na Sé homenageia padroeira

PROCISSÃO NO RIO TIETÊ CHAMA ATENÇÃO DA POLUIÇÃO

No dia da padroeira do Brasi, muitos fiéis foram até a Praça da Sé para participar de uma missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.
A Praça da Sé ficou bem cheia, nesta segunda-feira de manhã, para as homenagens a Nossa Senhora Aparecida. Foi celebrada uma missa campal, com a participação de mais de 10 mil pessoas, e teve também uma programação com shows ao ar livre.

As homenagens foram por terra, na Sé, mas também nas águas do rio Tietê. A imagem da santa foi encontrada em outro rio, o Paraíba do Sul, mas foram as águas sujas do Tietê que ela foi abençoar nesta segunda-feira.

"Nós estamos aqui desde as seis da manhã, no frio, mas a gente está esperando", diz a dona de casa Malvina de Lima.

Logo cedo, uma banda abriu o caminho. A réplica veio especialmente da basílica em Aparecida. A procissão pelo rio começou na ponte Imigrante Nordestino. A celebração serve também para chamar atenção para a poluição. Nas pontes, os fiéis paravam para ver a santa passar.

"Para mim ela é uma mãe, tudo que eu peço, eu consigo", conta a dona de casa Marli Branco.

O sol recém havia aparecido e muitos fiéis já estavam na Praça da Sé, mas teve quem veio quando a lua ainda estava céu. Seu Aurélio conta que chegou à meia noite e meia.

Com flores, bandeiras e pedidos nas mãos, eles aguaram ansiosos a chegada de Nossa Senhora Aparecida. A imagem da santa veio em um carro do Corpo de Bombeiros.

A missa em homenagem a Nossa Senhora começou dentro da catedral da Sé, mas o espaço não foi suficiente. Por isso, há três anos, os padres decidiram fazer uma celebração campal aberta na Praça da Sé. Neste feriado, nem o espaço da praça foi suficiente.

“Hoje não cabe mais dentro da igreja e a gente tem a alegria de ter essa festa para Nossa Senhora Aparecida. Não é show, não é espetáculo, mas uma festa de louvor onde as pessoas de todos os lugares de São Paulo podem vir celebrar”, comenta o padre Juarez.

A celebração campal foi presidida pelo cardeal Dom Odilo Sherer. “O povo pode homenagear Nossa Senhora Aparecida indo às igrejas, às missas. Hoje tem celebrações em todas as missas, paróquias, igrejas”, diz.

O prefeito Gilberto Kassab acompanhou a celebração. Com lágrimas nos olhos, fiéis pediram graças à santa. Até quem também comemora o seu dia nesta segunda-feira veio rezar.

“Agradecer por todas as coisas boas que ela me deu, pela minha família, por tudo que ela está me dando”, diz uma criança.

VÍDEO SOBRE AS COMEMORAÇÕES - IMAGEM NªSª APARECIDA
PERCORRE DE BARCO O RIO TIETÊ - 12/10/2009
- SPTV 1ª EDIÇÃO





Agradecemos ao colaborador, Dr. Edmundo Rocha Ferreira, pesquisador iconográfico de Campos do Jordão, pelo envio da significativa apresentação.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br