Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de outubro de 2009

INTERÁGUAS - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR ÁGUA

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA


Missão de preparação do Banco Mundial discute programa Interáguas na ANA


Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Raylton Alves

Na manhã desta sexta-feira, 2 de outubro, uma missão de preparação do Banco Mundial esteve na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, para tratar do Interáguas – Programa de Desenvolvimento do Setor Água. O Interáguas é voltado para o planejamento e gestão no setor água e será viabilizado mediante acordo de empréstimo do Banco Mundial, que contribuirá com US$ 97,575 milhões (75% dos recursos), enquanto a União dará uma contrapartida de US$ 32,525 milhões (os 25% restantes). A ação está prevista para ocorrer em cinco anos.

Hoje a missão do Banco Mundial, que está em Brasília desde 23 de setembro, se reuniu com várias autoridades, entre elas: o diretor-presidente da ANA, José Machado; o diretor Paulo Varella; o diretor Dalvino Franca; o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andreu.

O Programa

O Interáguas tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão no setor água, que engloba a área de gestão de recursos hídricos, os diversos setores usuários da água para prover serviços à sociedade – saneamento, agricultura irrigada, geração de energia hidrelétrica e navegação – e as interfaces com o meio ambiente.

Além disso, o Interágua visa a: aumentar a eficiência no uso da água e na prestação de serviços, aumentar a oferta sustentável de água em quantidade e qualidade adequadas aos usos múltiplos, melhorar a aplicação de recursos públicos no setor de recursos hídricos com a consequente redução de perdas causadas por deficiências nas articulações intersetoriais.

Cinco componentes, linhas de atuação, formam o Interáguas: recursos hídricos, infraestrutura hídrica, saneamento, ações em bacias selecionadas e monitoramento e avaliação.

Três são os ministérios envolvidos no Interáguas: Meio Ambiente, por meio da ANA e da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU); Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA); e Integração Nacional, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIH) e da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

Data: 2 de outubro de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br