Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2011

FAPESP E FACEPE ABREM CHAMADA PARA PROJETOS DE PESQUISAS SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL





Fapesp e Facepe lançam nova chamada

Da Agência Fapesp – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (Facepe) lançam nova chamada de propostas para seleção de projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em ciências agronômicas, ciências da vida, exatas, sociais e engenharias.
Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, no estado de São Paulo e no estado de Pernambuco. Os interessados devem apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativa relacionados à mudança climática global.
As propostas poderão – mas não obrigatoriamente – ser articuladas em conjunto com propostas de cientistas da França submetidas a duas opções de chamadas da agência francesa Agence Nationale de Recherche (ANR).
Serão considerados projetos de pesquisa colaborativa sobre mudança climática global nos temas:
1) Pesquisa envolvendo o monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental para detecção de mudanças climáticas oceânicas e mudanças no ciclo de carbono oceânico, incluindo estudos de acidificação do oceano e seu impacto na vida marinha.
2) Pesquisa envolvendo o mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semiárida e em outras regiões brasileiras, utilizando medidas in situ, técnicas de sensoriamento remoto e modelagem matemática.
3) Pesquisas sobre impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre recursos hídricos da região semiárida e de outras regiões brasileiras, especialmente no que concerne à agricultura, a geração de energia e o abastecimento humano, identificando principais vulnerabilidades e estratégias de adaptação.
4) Pesquisas sobre os impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras brasileiras, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.
A chamada compreende duas modalidades: I) Propostas para os projetos de pesquisa cooperativos nas modalidades de Auxílio Regular ou Projeto Temático. Essas propostas podem envolver pesquisadores de São Paulo, Pernambuco e/ou França; II) Apoio complementar a projetos em andamento visando ao intercâmbio entre pesquisadores de São Paulo e Pernambuco.
As propostas podem ser apresentadas até o dia 14 de abril, simultaneamente pelos pesquisadores de São Paulo à Fapesp e de Pernambuco à Facepe. Para propostas franco-brasileiras o proponente francês deve seguir as datas publicadas pela ANR.
Mais informações no texto completo da chamada (Chamada Fapesp 01/2011): www.fapesp.br/facepe.
Conteúdos Relacionados:
  1. Fapesp e agência canadense lançam chamada
    Agência Fapesp – A Fapesp e a AUF, do Canadá, publicam chamada de propostas para selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos. As propostas podem ser em todas as áreas do conhecimento, envolvendo o intercâmbio de curta duração de...
  2. Mudanças climáticas: mais prazo para chamada
    Fapesp e Faperj ampliam prazo para recebimento de propostas de pesquisa até o dia 14 de fevereiro. Com R$ 5 milhões em recursos, chamada selecionará 30 projetos...
  3. Chamada para projetos sobre mudança climática global
    Da Agência Fapesp – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (Facepe) lançaram na quarta-feira, dia 14 de abril, nova chamada de propostas no...
  4. Mudanças do clima: chamada para pesquisa
    Fapesp e a Faperj lançam chamada de propostas para seleção de projetos, com recursos de R$ 5 milhões. As propostas deverão ser encaminhadas até 4 de fevereiro de 2011...
  5. Fapesp: edital projetos de TIC
    Da Agência Ambiente Energia – O Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research lançou, novamente, chamada pública para apoio à pesquisa fundamental e de classe mundial em tecnologias de informação e comunicações (TIC). O objetivo é selecionar projetos que explorem a...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br