Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2011

MORTE DE PEIXES NO PANTANAL/MS PODE TER SIDO PROVOCADA POR QUEIMADAS





1/2/2011
Queimadas em MS podem ter relação com morte de peixe
Cardumes de pintados, pacus, dourados, cacharas e até arraias estão boiando mortos no Rio Negro, em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Polícia Militar Ambiental estima a mortandade em várias toneladas de peixes, mas ainda não tem a dimensão total do desastre.

A reportagem está publicada no jornal O Estado de S. Paulo, 01-02-2011.

O biólogo Roberto Gonçalves Machado, do Instituto Estadual de Meio Ambiente, constatou ontem pela manhã a ocorrência do fenômeno considerado de grande proporção, depois de voar sobre a região da sub-bacia do Rio Negro. No local, considerado um dos berçários de reprodução de peixes pantaneiros, a pesca é proibida.

Entre os sintomas verificados durante a mortandade está o fato de que os peixes agonizaram com a cabeça fora de água em busca de ar, por causa da falta de oxigênio na água.

Essa deficiência é consequência do grande volume de cinzas produzidas pelas queimadas, que é levada pelas enxurradas para o leito dos rios pantaneiros.
Fonte: Inst. Humanitas Unisinos

OUTRA SUPOSIÇÃO:


Falta de oxigênio pode ter matado peixes no Pantanal


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br