Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de maio de 2009

6º CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - POÇOS DE CALDAS - MG


CERIMÔNIA INDÍGENA ABRE O 6º CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS

Etnia Xavante presente em ritual especial na
abertura do 6º Congresso.

Foi confirmada a realização no dia 28 de maio, ás 9horas, no Teatro da Urca, na abertura oficial do 6º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas o ritual indígena intitulada “Cerimônia das Águas” em que 14 indígenas da etnia Xavante estarão pessoalmente na cidade para um ritual de “boas vindas” aos inúmeros congressistas vindos de todo País.

O grupo virá do Mato Grosso com o Pajé Matias, líder espiritual e mais outro indígena Xavante, Matias que será o tradutor da Cerimônia. A atividade faz parte da Mesa Temática “Amazônia” que tomará toda manhã e parte da tarde do dia 28 de maio em que serão discutidos assuntos como “sustentabilidade, situação dos povos indígenas, demarcação de terras, aquecimento global e outros temas referentes à Amazônia”.

A mesa será liderada pelo indígena Marcos Terena da etnia Terena com um outro indígena da mesma etnia, que darão uma palestra e na seqüência conduzirão a cerimônia indígena. Ano passado Marcos Terena esteve em Poços de Caldas a convite da GSC Eventos para participar do 5º Congresso Nacional de Meio Ambiente.

Na ocasião foi aplaudido de pé pela palestra explicativa e emocionante que deu sobre cultura indígena. Os indígenas Xavante ficarão todo o período do evento em Poços de Caldas, recebendo doações como alimentos não perecíveis, cobertores e redes que poderão ser entregues na Urca durante o Congresso na secretaria do evento.

Eles ainda trarão inúmeros artesanatos típicos que serão expostos e comercializados na Feira de Meio Ambiente que conta ainda com outros expositores como Ecoloja, Revista Caros Amigos, Ecogerais, Terra da Gente, Minhocasa, ArteLivre Camisetas Ecológicas, Greenpeace entre outros.

JORNALISTA E AMBIENTALISTA WASHINGTON NOVAES UM DOS CONVIDADOS ESPECIAIS DO CONGRESSO

Renomado jornalista Washington Novaes presença confirmada em Poços de Caldas no 6º Congresso Nacional de Meio Ambiente

Um dos mais renomados jornalistas do Brasil ligado a questão ambiental e culturas indígenas, Washington Novaes, faz palestra pela primeira vez em Poços de Caldas no 6º Congresso Nacional de Meio Ambiente especificamente dia 29 de maio, às 20 horas no Teatro da Urca.

Ele que também é escritor e já foi diretor, editor e comentarista de diversos programas de TV como Rede Globo, Manchete, Gazeta entre outros, também é documentarista. Seu mais recente trabalho uma série de documentários chamada “Xingu – A Terra Ameaçada” recebeu diversos prêmios internacionais. Washington Novaes foi ainda Secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal em 1991 e 1992.

Além dele, personalidades importantes como a pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Dra. Thelma Krug; o editor da Revista de Meio Ambiente - Vilmar Berna da Rebia; o diretor da Agência Envolverde - Adalberto Marcondes; e o presidente da ANA – Agência Nacional das Águas – José Machado entre outros renomados nomes de nível nacional e internacional estarão participando deste que é considerado um dos mais importantes Congressos de Meio Ambiente do Brasil.

As inscrições para o 6º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas estão abertas pelo site www.meioambientepocos.com.br Informações pelo (35) 3697 1551

Fonte: Ivan Ruela/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

SERVIÇO:

Data: 28 a 30 de Maio 2009
Local: Poços de Caldas - MG
Temas: ÁGUAS E RECURSOS HÍDRICOS/AMAZÔNIA/COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE/DIREITO AMBIENTAL /ENERGIA/POLUIÇÃO INVISÍVEL/AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANDAÇAS CLIMÁTICAS
Inscrições: Clique

PROGRAMAÇÃO E PALESTRANTES - Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br