Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de maio de 2009

BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE TEM IMPORTANTE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO


UMA IDÉIA MUITO INTERESSANTE PARA SUA COMUNIDADE

Trata-se de um interessante, simples e eficiente sistema de comunicação usado pelos coordenadores e participantes do Projeto Água Quente, coordenado pela ONG Teia – Casa de Criação e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental da Petrobras que através de Boletim Comunitário, fanzines , spots de rádio, site, vídeos institucionais,etc., que são usados para engajar os grupos que participam do Projeto.

Nessa Bacia Hidrográfica do Córrego do Água Quente, uma bacia hidrográfica urbana na cidade de São Carlos, interior de São Paulo são realizadas ações educativas, de mobilização e de recuperação desenvolvidas com agentes comunitários, grupos atuantes e moradores da bacia visando a formação, a multiplicação e a replicabilidade das ações.

Como está a comunicação na sua comunidade? Veja a postagem que apresenta interessantes soluções encontradas pelos participantes do Projeto Água Quente.

Prof. Jarmuth Andrade



Projeto Água Quente - Foto Projeto Teia

Comunicação comunitária a serviço do meio ambiente

"Para engajar os grupos participantes foi elaborado um Boletim Comunitário que já circula em sua décima edição. São desenvolvidos ainda fanzines, spots de rádio, entre outros."

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Diálogo, troca de experiências e de ideias. A força da comunicação se faz presente no Projeto Água Quente, coordenado pela ONG Teia – casa de criação e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental da Petrobras.

São desenvolvidas ações de requalificação socioambiental na Bacia Hidrográfica do Córrego do Água Quente, uma bacia hidrográfica urbana. O Projeto desenvolve ações de educação ambiental, mobilização e comunicação comunitária na região.

"O Projeto Água Quente tem como objetivo beneficiar as comunidades da região em que atua, que sofre com grandes problemas ambientais, principalmente por ser uma área de expansão urbana periférica, ocupada progressivamente ocupada por loteamentos populares”, explica Renata Peres, Coordenadora do Projeto.

“É uma área com impactos socioambientais significativos decorrentes do uso e ocupação inadequados. A região possui grandes problemas de erosão do solo, poluição da água, perda de cobertura ciliar, áreas de risco e segregação sócio-espacial imposta às suas comunidades", conclui.

Para engajar os grupos participantes foi elaborado um Boletim Comunitário que já circula em sua décima edição. São desenvolvidos ainda fanzines, spots de rádio, entre outros.

Segundo Audrey Fernandes, Educadora do Projeto, o Boletim é construído através da participação dos Agentes Comunitários do Projeto e de outros moradores e grupos da região. “

Capacitamos representantes de Grupos da Bacia do Água Quente, que passaram por um processo de formação não formal e hoje são Agentes Comunitários Ambientais, desenvolvendo ações em seus grupos e com a comunidade local. Trabalhamos com o mesmo grupo, os Agentes, a questão da Comunicação Comunitária, contribuindo para a disseminação da informação, democratização da comunicação e aprimoramento de suas ferramentas", diz.
Fonte: Ambiente Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br