Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de maio de 2009

CHEIAS DO AMAZONAS DEIXA POPULAÇÃO À MERCE DE ATAQUES DE JACARÉS E COBRAS


No Amazonas, cheias favorecem ataques de jacarés

da Agência Folha, em Manaus e em Belém - 12/05/2009

Com as cheias dos rios no Amazonas, a população do Estado já sofre com o acúmulo de lixo e com o ataque de animais, como cobras e jacarés. De janeiro a abril deste ano, foram 70 casos registrados de ataques, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Os animais entram nas casas porque as águas dos rios encobrem o assoalho. A população está sendo orientada a procurar os postos de saúde e a se vacinar contra tétano, febre amarela e hepatite.

A dona de casa Celeste dos Santos, 45, moradora do bairro da Glória, na zona sul de Manaus, diz ter conseguido escapar por pouco de um ataque de um jacaré-açu de 1,60 m de comprimento ao correr para o fundo da casa. Outros moradores jogaram pedras no animal até ele ir embora.

"Nunca tinha visto um jacaré tão perto. Tomei um susto quando vi o bicho na minha porta", conta Celeste. No mesmo período do ano passado, foram 50 registros de ataques desses animais.

300 mil sem aulas

As chuvas já deixaram mais de 300 mil pessoas atingidas, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o ano letivo está comprometido em vários municípios, deixando 300 mil estudantes sem aula.

Os municípios mais afetados no Amazonas são Anamã, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Barreirinha, Canutama, Urucurituba e Parintins.

Ontem, em Manaus, o nível do rio Negro atingiu 28,95 m, ultrapassando a cota de emergência, que é de 28,90 m.

A previsão é que o volume de água do Negro continue a se elevar até o mês de junho, quando ocorre o pico da cheia.

Pará

No Pará, foi confirmada ontem a segunda morte provocada pelas enchentes atuais. Em Porto de Moz, o corpo um bebê, de idade ainda não identificada, foi encontrado afogado. A cidade fica localizada no oeste do Estado, a região mais atingida pelas cheias.

Em Santarém, o rio Tapajós registrou seu maior nível já medido --mais de 9 m--, de acordo com o major Augusto Lima, da Defesa Civil do Estado, que diz que "ele continua subindo".

No total, 179 mil pessoas foram afetadas pelas águas na área. Cerca de 25 mil delas estão fora de suas casas.

Ontem, foram doados 2.200 m3 de madeira apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para que ribeirinhos possam construir assoalhos mais altos dentro das casas.

KÁTIA BRASIL e JOÃO CARLOS MAGALHÃES, da Agência Folha

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br