Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de maio de 2009

ESPAÇO ENCONTRO DAS ÁGUAS (RJ) É UM MODELO QUE MERECE SER SEGUIDO POR OUTROS ESTADOS

Espaço do Encontro das Águas - SERLA - Rio de Janeiro - RJ


Aula ecológica ensina a alunos cariocas a importância da preservação



EXCLUSIVO - Ambiente Brasil 06/05/2009
Danielle Jordan



Atividades, oficinas e vídeos fazem parte da programação de alunos do Ensino Fundamental de uma escola particular do Rio de Janeiro que visita hoje, a partir das 14 horas o Encontro das Águas, Espaço da Secretaria do Ambiente do estado. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Rio Águas e da Prefeitura do Rio.

As turmas serão divididas em grupos para participação das atividades. Com o apoio de pescadores da colônia Z-13, participarão da oficina com peixes e com a supervisão de mestrandas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participam de outra, com plantas e mangues da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Os alunos também vão apreciar a exposição de fotos Águas Litorâneas, com trabalhos de Márcia Foletto e Ricardo Azaury e conhecer de perto a realidade dos pescadores da colônia Z-13.

O Encontro das Águas funciona diariamente das 10h às 19h e fica na Avenida Borges de Medeiros, 1.444, na Lagoa, ao lado do Parque dos Patins. A entrada é franca.

Objetivos do Encontro das Águas

O Encontro das Águas – Espaço do Ambiente da Serla, órgão da Secretaria Estadual do Ambiente, na Lagoa, foi inaugurado no dia 12 de julho de 2007, com objetivo de oferecer aos visitantes informações atualizadas sobre o uso e a preservação dos cursos hídricos no Estado, bem como dos demais recursos naturais para os quais a qualidade da água é imprescindível.

Na ocasião, o então secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a ex-presidente da Serla, Marilene Ramos – agora substituta de Minc na pasta do Ambiente – ressaltaram a importância de se manter o espaço permanentemente aberto às escolas, universidades e demais organizações que atuem com educadores e multiplicadores de informação.

Atrações

Entre os principais atrativos do Encontro das Águas está a exposição “Águas Litorâneas”, de fotografias de Márcia Foletto e Ricardo Azoury, e vídeos da jornalista Paula Saldanha.

O lançamento da nova exposição foi feito no dia 8 de junho de 2008 pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e pelo presidente da Serla, Luiz Firminio Martins Pereira. Antes, o Espaço do Ambiente exibiu, como exposição inaugural, "Águas Urbanas", do fotógrafo Custódio Coimbra.

As imagens foram registradas durante suas incursões pelas águas do Estado nos últimos cinco anos. Foram expostos ainda os vídeos "Encontro das Águas", de Cláudio Savaget, e "Itatiaia - vista por dentro", de Christian Spencer. Eles mostravam a dinâmica ambiental das bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, de modo a informar e sensibilizar o público sobre a temática do meio ambiente. SAIBA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br