Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de maio de 2009

RESTAURAÇÃO DE RIO EM MARROCOS GANHA PRÊMIO HOLCIM AWARDS NA CATEGORIA OURO

Holcim Awards 2008/09
- CONCURSO MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE

Global Holcim Awards anuncia vencedores de competição sustentável


PINIweb - 11 de maio 2009

Prêmio sustentável elege projeto de remediação e urbanização em Marrocos

A segunda edição do Global Holcim Awards anunciou os vencedores do concurso mundial de sustentabilidade: um projeto de recuperação de um rio no Marrocos, um campus universitário em área verde no Vietnã, um plano diretor rural na China e um abrigo para trabalhadores nos Estados Unidos.

O concurso Holcim Awards premia projetos de construção inovadores e viáveis, orientados para o futuro. Os projetos participantes do concurso global já tinham vencido as etapas regionais do concurso, realizadas ao longo de 2008.

Entre os classificados da etapa latino-americana, e que concorriam na competição mundial, havia dois projetos brasileiros: o escritório SPBR, que conquistou o segundo lugar na competição regional com um edifício de alta eficiência energética para abrigar uma midiateca na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); e a equipe formada pela arquiteta Maria Andrea Triana e pelos engenheiros Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que ficaram em terceiro lugar na regional com o projeto de uma torre para coleta de chuva e aquecimento solar da água.

No total, foram inscritos quase 5 mil projetos sustentáveis de 121 países. O Brasil, que participou com 290 projetos, ficou em primeiro lugar em número de inscrições na etapa latino-americana do concurso e em terceiro no ranking de concorrentes mundiais.

As inscrições para a terceira edição do concurso devem começar em julho de 2010.

Conheça os projetos vencedores.

Categoria Ouro - Remediação de rio e urbanização em Fez (Marrocos)

Clique sobre a imagem para ampliá-la

O prêmio principal, de US$ 300 mil dólares, é da restauração do rio que atravessa a medina de Fez (Patrimônio Mundial da Unesco) em Marrocos.
O projeto inclui uma série de intervenções para reforma de curtumes tradicionais, a criação de espaços públicos e zonas para pedestres, e a restauração de áreas úmidas bem como da biodiversidade.

A equipe responsável pelo projeto foi liderada pelo arquiteto Aziza Chaouni (Marrocos) e pelo urbanista Takako Tajima (Estados Unidos) e havia ganho a categoria Ouro na etapa africana da premiação. Fonte: PINIweb - SAIBA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando

quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br