Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de maio de 2009

EMBRAPA & ESCOLA - FLORESTA ADULTA RETÉM 70% DAS PRECIPTAÇÕES, EVITANDO ENCHENTES

Benefícios da correta arborização urbana

Alunos do Colégio Farroupilha discutem a importância da floresta para o meio ambiente em palestra do Programa Embrapa & Escola

Uma floresta adulta retém cerca de 70% da precipitação, desta forma ajuda a evitar as enchentes nos grandes centros, diz o pesquisador.

13.5.2009 - EMBRAPA - Campinas

Os alunos da 5ª à 8ª séries do Colégio Farroupilha de Campinas irão conversar com Laerte Scanavaca Júnior, engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em 14 de maio de 2009 sobre a importância da floresta para o meio ambiente. Esse encontro
é promovido pelo Programa Embrapa & Escola, que visa, entre outras coisas, aproximar os estudantes das questões ambientais.

Segundo o pesquisador, no Brasil 87% da população vive em centros urbanos. “O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural”, diz Scanavaca. “As cidades distanciam-se cada vez mais da natureza. As empresas utilizam ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre outros. Estes
materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite”.

Além disso, a impermeabilização dos solos evita ou impede a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas vezes causando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão grande de água num curto espaço de tempo.

Por isso, no encontro serão abordados os benefícios advindos da arborização urbana, promovendo a melhoria na qualidade de vida e o embelezamento da cidade. Essa arborização, explica o pesquisador, depende do clima, tipo de solo, do espaço livre e do porte da árvore e
da finalidade da arborização.


(O Blog SOS Rios vai pesquisar junto ao EMBRAPA se dispõem de cartilha sobre arborização urbana para disponibilizarmos para download)

“Além da função paisagística, a arborização proporciona benefícios à população como proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, atração e ambientação de pássaros, absorção da poluição atmosférica, valorização da propriedade pela beleza cênica e higienização mental, entre outros”.

Scanavaca enfatiza que a floresta, quando em equilíbrio, reduz ao mínimo a saída de nutrientes do ecossistema. O solo pode manter o mesmo nível de fertilidade ou até melhorá-lo ao longo do tempo. Uma floresta não perturbada apresenta grande estabilidade, isto é, os nutrientes
introduzidos no ecossistema pela chuva e intemperismo geológico ficam em equilíbrio com os nutrientes perdidos por lixiviação para os rios ou lençol freático.

“Percebemos que as florestas são importantes por vários fatores mas principalmente em relação aos recursos hídricos, pois interceptam a água das chuvas reduzindo o risco de erosão, ampliam a capacidade de infiltração da água no solo tornando-o mais poroso e aumentando a estabilidade do sistema ou microssistema, funcionando como tampão, isto é, liberando ou retendo água neste sistema”. Uma floresta adulta retém cerca de 70% da precipitação, desta forma ajuda a evitar as enchentes nos grandes centros, diz o pesquisador.

Nos EUA, o Estado de Nova Iorque, investiu em Área de Preservação Permanente - APP e os responsáveis garantem que a cada um dólar investido, economiza-se sete dólares no tratamento de água.

O pesquisador irá almoçar no colégio, a convite dos alunos. No cardápio, legumes e verduras cultivados por eles na escola, sem o uso de agrotóxicos.

Texto e Fotos:
Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br