Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de maio de 2009

RIO ITAPECURU, UM DOS MAIORES DO MARANHÃO DEIXA MUITOS DESABRIGADOS

Itapecuru Mirim - Mesmo sem chuvas há três dias, o nível do rio Itapecuru ainda não baixou e mais de seis mil pessoas já foram afetadas pelas enchentes no município. Donos de tratores lucram transportando os ilhados Foto: Antonio Cruz/ABr


Cheia do Rio Itapecuru deixa 500 desabrigados em Cantanhede

Cantanhede (MA) - A cheia do Rio Itapecuru, um dos maiores rios do Maranhão – com cerca 1.500 km de extensão e banha mais dez cidades -, está deixando centenas de desabrigados no interior do estado.

Cantanhede, a 158 km de São Luís, é um dos municípios que está sofrendo com as enchentes: cerca de 500 pessoas encontram-se desabrigadas. O prefeito do município, José Martinho (DEM), decretou estado de calamidade pública.

Várias famílias foram obrigadas a deixar suas casas. Estradas da zona rural estão impossibilitadas do tráfego de motos e carros, o que deixa muita gente sem acesso a sede do município. Algumas pontes estão cobertas pelas águas.

Devido à enchente, a Estação de Captação da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão (Caema) foi destruída e as cidades de Cantanhede, Matões do Norte e Miranda do Norte estão sem o fornecimento de água. A Caema ainda não deu previsão para o retorno do abastecimento de água nos três municípios.

O excesso de chuva tem, também, elevado o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica. As áreas mais atingidas são: rua 1º de maio (Centro da Cidade); bairros de Vila Cabeção, Vila Monteiro, Caixa D’água, Ingá, Trizidela; e os povoados de Vila Nova, Candiba, Garrafinha, Pataqueira, Fumaça, São Domingos, Pitomba I, Pitomba II, Cachoeira, Santa Luzia, Cachimbos, Peritoró, Galvão, São Patrício, Bom Gosto, Marajá e Mangueirão.

O município tem em seu histórico grandes enchentes provocadas pelo Rio Itapecuru, como as dos anos de 1924, 1934, 1974 e 1986. O Itapecuru e cinco afluentes que passam pelo município (Rio Peritoró, Rio Jundiaí e os igarapés dos Cachimbos, dos Lopes e Garrafinha) contribuem para as grandes inundações.
Fonte: Mauricio Arraya

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br