Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de maio de 2009

VAMOS SALVAR O RIO LEÃO EM SANTA CATARINA?

Canion do Rio Leão - Santa Catarina

Santa Catarina - Um filete de água resta no Rio Leão

Diariocatarinense - 11/05/2009

No interior de Erval Velho, no Meio-Oeste, uma imagem impressiona. O Rio Leão agoniza no filete que ainda lhe resta de vida. A água escorre em uma vazão pequena, sequer suficiente para fazer barulho.

Ao redor do rio, a terra que perdeu a umidade rachou, inclusive em pontos onde a água ultrapassava três metros de profundidade. Uma vegetação rasteira se espalhou pelas áreas sem água, mas incrivelmente o verde não tira a impressão de deserto.

Em alguns pontos é possível atravessar com um passo a largura do rio. O problema acontece nas proximidades de onde se forma a barragem de uma pequena hidrelétrica de propriedade particular.

A represa existe há mais de 50 anos. Essa é a terceira vez que o lago, conhecido como Alague, perde tanta água. Segundo os moradores próximos, está sendo a mais grave situação entre todas as já vividas. Boa somente para as aves, que conseguem se alimentar dos peixes com mais facilidade.

Daniel Cassaniga mora perto ao rio há 27 anos. Produz milho e leite para a comercialização, e demais produtos agrícolas para a subsistência. A quebra na safra do milho, a dificuldade de manter o gado de leite bem alimentado pela falta de pastagem e as consequentes arrecadações inferiores preocupam o produtor. Mas a escassez de água até para os animais beberem é o principal fator de dificuldade. A última vez que ele viu o rio e a represa tão baixos foi na década de 1970.

Conforme Cassaniga, o Leão é um rio forte, com capacidade para manter a represa. Entretanto, os rios que abastecem o Leão também estão secos. E a cada manhã é possível constatar o sumiço, da noite para o dia, de cerca de meio metro de água.

Fonte: Diário Catarinense / Site Tratamento de Água

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br