Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2009

"AGENTE DAS ÁGUAS" DA FIOCRUZ, UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NO MONITORAMENTO DOS RIOS



PROGRAMA "AGENTE DAS ÁGUAS" DA FIOCRUZ

Coordenação:
Daniel F. Buss - Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental
Depto de Biologia - IOC - FIOCRUZ - RJ


Locais de atuação: Projetos pilotos em sete municípios do Paraná em convênio
com Itaipu Binacional, prefeituras, órgão ambiental e comunidades - Paulo de Frontin
e breve em mais 29 municípios do Comitê da Bacia do Paraná 3 e também no Amazonas e
Espírito Santo

Como funciona o programa

Criado em 2000, o programa Agente das Águas é uma proposta participativa de monitoramento da qualidade da água dos rios desenvolvida pela Fiocruz, em parceria com governos municipais e estaduais, empresas, universidades e outras instituições.

Tendo como base um método de identificação de espécies animais presentes nos rios, capacita grupos de moradores de regiões no entorno de rios para a análise continuada da qualidade da água. A partir de amostras colhidas periodicamente, os participantes avaliam o grau de poluição local.

A metodologia foi introduzida pelo biólogo da Fundação Oswaldo Cruz Daniel Buss, coordenador do Agente das Águas. São analisados quatro aspectos: ambiental – a qualidade das matas ciliares, o fluxo de água dos rios e o grau de sedimentação –; físico-químico e bacteriológico – o grau de poluição das águas, indicando se há entrada de esgotos ou esterco no rio –, biológico – a presença da fauna aquática indica se o rio está saudável – pluviosidade (quantidade de chuva) e vazão do rio (quantidade de água que corre por segundo).

Os resultados do trabalho dos voluntários são elogiados por Daniel Buss: “Ao compararmos os dados levantados por eles com os resultados obtidos de novas amostras que fizemos, concluímos que 92% conferiam”. O biólogo acredita que esses voluntários poderão tornar-se técnicos no futuro.

Simples de ser aprendida, barata e eficaz, a metodologia tem um papel importante especialmente em um país com as dimensões do Brasil, onde pesquisadores e órgãos ambientais encontram dificuldades para monitorar periodicamente a qualidade das águas de todas as bacias hidrográficas do país.

Força na diversidade

O programa Agente das Águas vai além da avaliação técnica: ao realizarem as análises, as comunidades assumem o papel de cuidarem do ambiente da região, buscando o compromisso dos agentes locais (empresas, comércio, prefeituras e instituições) para que não poluam e nem deixem outros poluírem.

Os grupos capacitados têm características específicas, dependendo do lugar, mas sempre atraem pessoas de todas as idades, e não apenas jovens. Esta mistura é considerada bastante positiva pelo coordenador do Agente das Águas, Daniel Buss: “Os projetos ficam mais fortes quando há mais diversidade de público.”

Para o biólogo, a atividade tende a fortalecer as comunidades para atuarem em Comitês de Gestão de Bacias Hidrográficas. Ao serem capacitadas na geração de dados, elas qualificariam seu discurso e se tornariam atuantes no espaço público. O Agente das Águas vem sendo desenvolvido em municípios dos estados do Rio de Janeiro, do Amazonas, do Espírito Santo e do Paraná.

(Marcia Lisboa) - Fiojovem - FIOCRUZ


A participação jovem - cases

A preocupação com a preservação dos rios e o equilíbrio do ecossistema tem levado jovens a se tornarem voluntários de diferentes projetos em várias cidades brasileiras. Ao lado de adultos de todas as idades, eles formam grupos de monitores e multiplicadores que ajudam a difundir para a população a importância de fiscalizar as agressões ao meio ambiente, e, por conseqüência, a ameaça à qualidade da água.

Ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação ambiental, os participantes investem em sua formação. É o caso de Natiele Alves da Silva, de 16 anos, moradora de Ouro Verde do Oeste (PR), que atua no programa Agente das Águas, desenvolvido pela Fiocruz com vários parceiros. “Eu me interessei em participar do projeto para ter mais informações. Confesso que não fui altruísta, mas também tenho como objetivo melhorar a qualidade da água de nosso município".

Natiele acha que o Agente das Águas ampliou seus conhecimentos e permitiu um contato com a área na qual deseja atuar futuramente, revelando habilidades até então latentes. “Tanto a minha família quanto meus amigos me incentivam a continuar participando do projeto. É uma forma de melhorar a sociedade em que vivo.”

Experiência semelhante tem seu colega Allan Bevalo de Souza, também de 16 anos. Ele se interessou em ser voluntário do Agente das Águas para ajudar a melhorar os rios do município e aprimorar sua formação. Allan acredita que o projeto vá ajudá-lo no futuro, a seus filhos e outras pessoas: “Com isto, podemos limpar os rios, preservar o meio ambiente e diminuir o aquecimento global. Se todas as pessoas participarem, elas vão pensar antes de jogar lixo, sujar os rios...”

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
O Blog SOS Rios do Brasil está mantendo contato e trocando e-mails com o coordenador do Projeto AGENTE DAS ÁGUAS, biólogo Daniel Buss, da FIOCRUZ, para obter mais informações e detalhes do desenvolvimento dos projetos pilotos no Paraná, para disponibilizar aos internautas visitantes que tenham interesse em cuidar dos cursos d' água de suas bacias.
O Projeto AGUABRAS, que breve estaremos lançando, contempla também atividades de monitoramento das águas dos rios que deverão ser cuidados pelos "GGs" - Grupos de Guardiões, que serão organizados nas comunidades. Como um dos nossos propósitos nesse Projeto não é "reinventar a roda" vamos procurar conhecer melhor o AGENTE DAS ÁGUAS, que tem a pesquisa em ecologia de rios como foco central e se for possível utilizar no AGUABRAS a comprovada metodologia introduzida pelo biólogo Daniel Buss no Projeto que coordena, ampliando assim o número de bacias hidrográficas contempladas com essa atitude PROATIVA.
Nós do Instituto SOS Rios do Brasil acreditamos e confiamos muito nos trabalhos comunitários, no envolvimento e participação das comunidades ribeirinhas nos Comitês de Bacias Hidrográficas e nos projetos em defesa de nossos cursos d' água, pois somente assim teremos os verdadeiros usuários e maiores interessados na boa qualidade das águas lutando pelas mesmas, exigindo tratamento dos esgotos residências e resíduos indústrias, antes de seu lançamento nos nossos rios, bem como participando de ações para proteção e preservação das matas ciliares, correto destino final do lixo e capacitação da população em educação ambiental.
*
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
*
Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista
SOS Rios do Brasil


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br