Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2009

PARANÁ ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DO AQUÁRIO MARINHO DO PONTAL, EM PARANAGUÁ (PR)


Governo anuncia Aquário Marinho na festa de 361 anos de Paranaguá

Sex, 31/Jul/2009 - SEMA

Em comemoração aos 361 anos do município de Paranaguá o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, lançaram oficialmente, na noite de quarta-feira (29), o projeto do Aquário Marinho. A solenidade de assinatura aconteceu na praça municipal 29 de julho e contou com um público de aproximadamente 30 mil pessoas.

“Hoje é um dia histórico, pois essa obra, fruto da decisão do governador Roberto Requião, trará muitos benefícios para Paranaguá. Será um aquário que receberá visitantes de todas as regiões do Brasil”, destacou Rasca.

De acordo com o secretário, o aquário vai ser uma moderna estrutura que contará com museu, espaço de educação ambiental e um tanque com espécies do litoral paranaense que as crianças poderão tocar. “Estou muito orgulhoso por fazer parte deste projeto que será inaugurado nas comemorações do aniversário de Paranaguá”, acrescentou.

A obra será construída com investimentos de R$ 5 milhões e deve estar concluída até o primeiro trimestre de 2010. O aquário ocupará uma área de 2,2 mil metros quadrados e terá três pavimentos. Os recursos fazem parte de uma medida compensatória devido aos danos ambientais causados pela explosão do navio chileno Vicuña em 2004, na baía de Paranaguá. O terreno para construção será doado pela prefeitura.

O prefeito Baka destacou a importância do projeto e acima de tudo da parceria entre Governo estadual, Governo Municipal e a empresa Cattalini. “Queremos muito agradecer ao governador Roberto Requião, ao secretário Rasca e ao Cláudio da Cattalini por essa maravilhosa obra na nossa querida Paranaguá que hoje completa 361 anos”, disse. O prefeito ainda ressaltou que o aquário trará muitos turistas para Paranaguá durante todo o ano e não apenas na temporada. “Estamos esperando receber 500 mil visitantes anualmente no aquário”, completou.

O espaço vai abrigar uma variedade de espécies do mar, principalmente peixes nativos do litoral paranaense, como robalo, e espécies exóticas. Outras cidades brasileiras que possuem aquários marinhos como Ubatuba, Santos e Guarujá, recebem em média 800 mil visitantes todos os anos. A expectativa para o Aquário de Paranaguá é atingir este público já no primeiro ano de abertura.

Mesmo tendo sido julgada inocente pelo acidente, a empresa Cattallini resolveu fazer este investimento que terá um retorno turístico, científico e ambiental extraordinário para o município de Paranaguá.

O diretor-superintendente da Cattalini, Cláudio Fernando Daudt, parabenizou os governos estaduais e municipais pela ação. “Nós estamos muito felizes em fazer parte deste projeto, pois estamos em Paranaguá há 30 anos e sabemos que está obra será muito importante para a cidade”, frisou.

PROJETO – O secretário Rasca contou que a iniciativa de construir um aquário no Litoral surgiu há quatro anos, quando o Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos da PUC/PR começou a colocar em Guaratuba pequenos aquários com peixes marinhos. “A partir daí surgiu a ideia de instalar um aquário maior que promovesse o turismo no litoral”, afirmou.

No projeto ainda consta a criação de um “Pinguinário”, para mostrar a vida dos pinguins, visitantes freqüentes do litoral sul do Brasil, vindos da Patagônia, na Argentina.

Como a intenção principal do projeto é promover a educação ambiental e as visitas turísticas, o Aquário terá uma biblioteca de porte médio, com obras relativas à vida marítima, além de uma reprodução de mangue para demonstrar a vida dos caranguejos.

Para o arquiteto e coordenador do projeto, Carlos Saborido, a iniciativa é inédita para a região sul brasileira. “Planejamos um aquário que contemplasse a maior quantidade de amostras possível e que também proporcionasse uma interatividade com os visitantes”, explicou. Segundo ele, o aquário, a exemplo de outros pelo Brasil, será fundamental para o trabalho de conscientização ambiental das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes.
Fonte: Comunicacao Social - SEMA/Jornal do Meio Ambiente



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br