Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2009

VAZAMENTO DE ÓLEO NO RIO PARAÍBA PODERÁ PARAR A CSN EM VOLTA REDONDA (RJ)

Foto: Felipe de Souza do Diário do Vale
CSN pode parar por causa de vazamento de óleo no Rio Paraíba do Sul

04 de agosto de 2009 - Agência Brasil

A secretária do Ambiente do estado, Marilene Ramos, admitiu hoje (4) que as atividades industriais da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) poderiam ser interrompidas ainda nesta terça-feira se a empresa não apresentasse uma solução definitiva para o problema do vazamento de óleo no Rio Paraíba do Sul, ocorrido domingo (2).

De acordo com Marilene, ainda não se sabe qual foi o volume vazado, em que produto está sendo lançado, de forma intermitente no rio, responsável pelo abastecimento de 85% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro, abre duas questões muito graves. "Primeiro, o fato de a empresa não ter comunicado o fato à Superintendência Regional do Inea Instituto Estadual do Ambiente , em Volta Redonda, no momento que detectou o vazamento".

A segunda questão, disse a secretária, é como a CSN, que já passou por um processo de melhorias ambientais, ao deparar com uma situação como essa, não consegue rapidamente detectar e controlar um vazamento como esse.

Marilene informou que, na primeira avaliação, constatou-se que o óleo vazado não é tóxico de imediato, mas ressaltou que ainda é preciso aguardar o resultado das análises da própria água, que deve ser liberado no final do dia de hoje.

Segundo nota divulgada no site do governo do estado, técnicos da Secretaria do Ambiente estão na CSN desde ontem (3). trabalhando junto com funcionários da companhia. Já foi constatado que se trata de um vazamento intermitente de uma unidade carboquímica da siderúrgica.

De manhã a CSN divulgou nota informando que o vazamento de óleo da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, foi estancado nesta madrugada de hoje e está sob controle. A nota diz ainda que foram reforçadas as ações de contenção, com a instalação no rio de barreiras adicionais às barreiras permanentes. Elas foram colocadas na altura do emissário principal da usina, para impedir que o óleo ainda remanescente escoe para o rio.

Produtores rurais da região disseram que o produto, de aparência esbranquiçada, começou a vazar domingo e atingiu o Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, que abastece de água o estado do Rio de Janeiro. Fonte: Agência Brasil


RIO PARAÍBA
Vazamento está controlado, diz CSN em nota

Publicado em 04/08/2009 - Diário do Vale

Em nota: CSN garante que vazamento foi estancado

Volta Redonda
A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) informou em nota, que o vazamento de óleo carboquímico na Usina Presidente Vargas, que atingiu o Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, já foi estancado na madrugada de hoje (4) e está controlado.

Segundo a CSN, imediatamente após o início do vazamento a empresa reforçou ações de contenção, com a instalação de barreiras adicionais às já instaladas, de forma preventiva e permanente. "As novas barreiras foram colocadas e mantidas no Rio Paraíba do Sul, na altura do emissário principal da Usina, para impedir que o óleo ainda remanescente se encaminhe para o rio", diz a nota.
Vazamento
O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) já afirmou que a empresa será punida por não ter avisado de imediato sobre o acidente. O Inea teria tomado conhecimento do problema através e denúncias da população na tarde de ontem (3). Entretanto, segundo a assessoria da CSN, a empresa detectou o vazamento ontem, e logo em seguida os órgãos ambientais foram comunicados.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br