Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2008

CHUVAS CONTINUAM FAZENDO VITIMAS - Campos (RJ), Vila Velha (ES), Rio Bonito (RJ) além de Sta. Catarina


Chuva afetou 5 mil pessoas em Campos dos Goytacazes

Pelo menos cinco mil pessoas estão desabrigadas em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Ontem, em razão da cheia do Rio Ururaí, a Defesa Civil Estadual decretou situação de emergência no município.
Noticias Brasil – Site Terra -01/12/08
Leia mais notícias do jornal O Dia

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 526,5 mm em novembro, quando o esperado para a cidade era 153 mm. O volume foi o maior em 40 anos.
O resgate das vítimas em Campos, no fim de semana ,foi comandado pelo secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes. Dois helicópteros da Polícia Civil, inclusive o blindado Caveirão do Ar, foram usados.

Em Rio Bonito, na Baixada Litorânea, duas pessoas morreram e 1,3 mil foram atingidas pelas chuvas. Cinco casas ficaram destruídas após desmoronamentos.
Além de Rio Bonito e Campos, outros quatro municípios estão em emergência. São eles: Carapebus, Barra do Piraí, Paracambi e Silva Jardim. (Site Terra)

Vila Velha (ES) já tem 350 desabrigados pelas chuvas
As chuvas que desde o começo do mês atingem o município de Vila Velha (ES), já obrigaram cerca de 350 pessoas a deixar suas casas. Na última terça-feira (25), a prefeitura de Vila Velha (ES) decretou estado de emergência por 30 dias e a Coordenadoria de Defesa Civil do município já recebeu do Serviço Nacional de Meteorologia informações de que deverá continuar chovendo até pelo menos a próxima quarta-feira (3).

Segundo o técnico da Defesa Civil Municipal, Volmar Cândido, o nível do rio Jucu continua alto, o que obrigou o fechamento das comportas do sistema que leva a água da chuva acumulada em piscinões até o rio. Com isso, a água que transbordou dos piscinões – ou valões, como são chamados em Vila Velha – alagaram pelo menos oito bairros. Em alguns desses, garante Cândido, foi necessário retirar quase todos os moradores, levando-os para escolas e ginásios.

De acordo com o técnico, os maiores alagamentos ocorreram nos bairros Vila Guaranhus, Nova Guaranhuns, Nova Itaparica, Pontal das Garças e Darly Santos. Ele também citou outros dois bairros onde ocorreram, mas, sem gravidade: Ilha dos Bentos e em parte do Santa Mônica Popular.

Não houve, até o momento, registros de mortos ou feridos. Mesmo assim, garante Cândido, as circunstâncias exigem atenção da Defesa Civil. Diversas áreas estão em situação de risco iminente de deslizamentos de terra. Há o risco de que encostas de morros e muros desmoronem e atinjam casas. “Algumas casas já foram destruídas por deslizamentos. Felizmente já havíamos retirado as pessoas desses locais”, disse Cândido à Agência Brasil.

Os bairros que, no momento, estão sob maior atenção são o Alvorada, Alecrim, Paul, Vila Garrido, Morro de Jaburuna, Vila Batista, Planalto, Rio Marinho e Cobi de Cima.
(Fonte: Alex Rodrigues / Agência Brasil – Ambiente Brasil

Cinco casas desabam em Rio Bonito (RJ)

Mais cinco casas desabaram na manhã de hoje (domingo) no município de Rio Bonito, região das Baixadas Litorâneas, devido às chuvas que voltaram a atingir a cidade na noite de ontem (sábado). As cinco casas já tinham sido vistoriadas pela Defesa Civil municipal e corriam risco de desabamento. Os moradores estavam em casas de parentes.

O prefeito José Luiz Mandiocão (DEM) disse que já não chove na cidade. Entretanto, como a terra está muito encharcada, ainda há risco de novos deslizamentos caso volte a chover nas próximas horas.

Ontem (sábado) governo do estado enviou 5 mil refeições para atender às vítimas de desabamento. A expectativa era que hoje (domingo) fosse enviada a mesma quantidade de refeições.

O prefeito explicou que, nas partes mais altas da cidade, ainda há cerca de 2 mil casas que correm risco de desabar e “que a sua maior preocupação é que o município sozinho não terá condições de reconstruir as casas das famílias que perderam tudo com a enxurrada”.

Dados divulgados pela prefeitura de Rio Bonito contabilizam 80 pessoas desabrigadas; além de 1.350 desalojadas e 2.400 que tiveram de deixar suas casas, pois estão em área de risco iminente. Ao todo, foram destruídas 151 residências e outras 149 foram parcialmente atingidas.
(Fonte: Douglas Corrêa / Agência Brasil – Ambiente Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br