Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2008

Engenheiros debatem sobre desenvolvimento sustentável



Cinco mil engenheiros do mundo todo estão reunidos em Brasília - DF para expor suas idéias de como promover o desenvolvimento sem poluir.

A única usina móvel de biodiesel no mundo é projeto de dois engenheiros mineiros. “Nós conseguimos levar a unidade onde está o óleo”, explica o engenheiro Alex Brasil.

Um deles é o óleo de fritura, que se usa na cozinha. Você coloca um pouco de álcool e um reagente químico. Parece bruxaria: está pronto para ser usado nos carros. “A gente consegue processar praticamente 150 litros de óleo de fritura, que é nosso principal foco, quer dizer, resguardando o meio ambiente e produzindo energia”, afirma o engenheiro Diego Luiz Nunes. Um gerador aproveita o vento para produzir energia elétrica, mas de um jeito diferente do que já é feito hoje. “Com baixo nível de ruído e não atinge os pássaros”, diz o engenheiro Sérgio Trovo. Por enquanto, só é usado no Japão.


As experiências do Brasil e as experiências do mundo vão estar no Congresso Mundial de Engenharia que pela primeira vez é realizado no país. Vai ser um bom momento para mostrar as novidades e discutir as soluções para o desenvolvimento que queremos no futuro. O presidente Lula abriu o encontro com cinco mil engenheiros, todos com uma preocupação: inovar com responsabilidade social. “É a busca daquilo que há de solução hoje no mundo, a nível de engenharia, para resolver um dos graves problemas que nós vivenciamos, como o aquecimento global”, declara o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Marcos Túlio de Melo. Um carro,por exemplo, é uma solução. Elétrico e com bateria de níquel e sódio, não polui. Mas ainda é muito caro: R$ 140 mil. Mais barato? Os engenheiros acreditam que só daqui a cinco ou dez anos.

Leia mais sobre Brasil G1

Jornal Nacional,- edição 03/12/2008

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br