Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2008

GRANDE ABC (SP) FICA SEM PISCINÕES PARA CONTROLE DAS CHEIAS

Piscinão TPI-4, Parque Pinheiros, Taboão da Serra - SP.

Grande ABC não consegue novos terrenos para piscinões

Isis Mastromano Correia - Diário do Grande ABC -03/12

Dez anos após a implementação do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê na Região Metropolitana de São Paulo muitas das áreas apontadas no início dos estudos para a instalação de piscinões não estão mais disponíveis.

Para especialistas que apresentaram ontem um balanço sobre a primeira década do plano de controle de enchentes, encontrar terrenos livres e priorizá-los para fins de reservatório é um dos principais desafios dos próximos gestores das cidades.
Por conta da expansão das cidades, o Grande ABC perdeu nesta década, pelo menos, duas importantes áreas para contenção das cheias apontadas previamente pelo plano diretor.

Há 10 anos, a idéia era de que os alagamentos em parte da Avenida dos Estados e do eixo formado pelas avenidas Giovanni Batista Pirelli, em Santo André, e João Ramalho, em Mauá, fossem contidas com a construção de um piscinão na área que acabou ocupada pelo complexo viário Cassaqüera.

Em São Bernardo, o plano era erguer um piscinão no Centro, próximo ao Paço Municipal. Mas, o terreno acabou dando lugar ao que hoje é o parque de esportes radicais.
O ritmo acelerado de ocupação da mancha urbana é outro fator de influência na perda de áreas para obras de contenção de enchente nos últimos anos. "Daqui para a frente (próximos anos do plano) teremos de fazer reserva de áreas e conseqüentemente novos projetos", diz o superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), Ubirajara Tannuri Felix.

Os apontamentos do Plano Diretor de Macrodrenagem foram feitos tendo como horizonte o ano de 2020 e servem para que o enfrentamento das inundações seja realizado de maneira articulada entre os municípios da Grande São Paulo e a Capital.

Desde que o plano foi implementado, 42 piscinões foram construídos no Estado, sendo 17 no Grande ABC. Outros dois estão sendo erguidos na região: Taboão e Ford, que servirão São Bernardo, e um terceiro, o Jaboticabal, que servirá São Caetano e está em fase de projeto.
"Piscinão não é uma moda, como muitos começaram a dizer. Eles estão cumprindo seu papel de restringir a vazão das águas urbanas", afirma o engenheiro Aluisio Pardo Canholi, que foi coordenador do Plano Municipal de Macrodrenagem de Santo André.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br