Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2008

UMA SEMANA ANTES ERA DENUNCIADO SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CHEIAS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ

Foto do site Adjorisc.com que trazia a denúncia abaixo e mostrava a cheia do rio

TRAGÉDIA EM SANTA CATARINA

UMA SEMANA ANTES DA TRAGÉDIA O "JORNAL BARRIGA VERDE" DENUNCIAVA SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CHEIAS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ:

Sistema em SC não monitora cheias em tempo real

Jornal O Barriga Verde

O sistema de monitoramento de cheias da Bacia do Rio Itajaí é considerado obsoleto e incapaz de verificar em tempo real a elevação do nível dos rios. Durante a enchente do último fim de semana, os dados coletados nos rios levaram até seis horas para chegar aos computadores dos especialistas, atrasando as projeções para os próximos instantes e também as medidas tomadas pelo poder público. “Não serve para alerta de enchentes.

O objetivo é ser uma fonte de coleta de dados hidrológicos da Ana (Agência Nacional de Águas) para pesquisas e outros fins”, diz o meteorologista do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), Dirceu Luís Severo.

O sistema de telemetria atual foi criado em 1998 em substituição ao de 1984, que tinha cinco estações de coleta automática de chuva e níveis em Blumenau, Apiúna, Ituporanga, Taió e Ibirama. O da década de 80, no entanto, poderia ser considerado um sistema de alerta, porque as informações eram coletadas diretamente pelos funcionários, via telefone, rádio ou outros meios. Eram transmitidas em tempo real.

Atualmente, os dados das dez estações ao longo da Bacia do Itajaí são transmitidos via satélite para os especialistas da Ceops, processo que leva pelo menos duas horas. Quando todos os dados são reunidos, os especialistas conseguem trabalhar nas projeções de cheias para as horas seguintes.

Há um projeto para modernizar a rede de monitoramento da Bacia do Itajaí. Segundo Severo, que vai coordenar a substituição, o processo de licitação já foi encerrado e a empresa vencedora tem até o dia 16 para instalar as 16 novas estações telemétricas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. CLIQUE E VEJA MAIS

PELO VISTO É ISSO QUE TODOS ESTÃO DIZENDO: "TRAGÉDIA ANUNCIADA". BASTA DAR UMA PESQUISADA NA INTERNET COMO ESTAMOS FAZENDO QUE ENCONTRAMOS DIVERSAS DENÚNCIAS BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DA BACIA DO VALE DO RIO ITAJAÍ, EM SANTA CATARINA!

VAMOS CUIDAR MELHOR DOS NOSSOS RIOS ?


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br